Faltam tiras para diabético medir a glicose, na USF de Santo Antônio dos Prazeres
15 de maio de 2024

As tiras reagentes, disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes diabéticos, para medir o nível de glicose no sangue, estão em falta na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Santos Antônio dos Prazeres. A reclamação chegou ao conhecimento da vereadora Eremita Mota (PP) através de cidadãos que buscam este material, no posto médico de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Ela tratou do assunto na sessão da Câmara desta quarta-feira (15), ao apresentar a queixa de um pai de paciente que necessita das tiras para a medição e controle da diabetes. Segundo a parlamentar, Rodrigo Costa já representou, sobre o problema, junto ao Ministério Público.

O vereador Professor Ivamberg (PT) reforça que as tiras são instrumentos utilizados diariamente por pacientes diabéticos e “jamais devem faltar nas unidades de saúde”. O vice-líder da base governista na Câmara Municipal, vereador Correia Zezito, disse que o fato, uma vez confirmado, é grave e precisa ser apurado: “eu sou diabético e sei da importância das tiras para o controle da doença”. Ele disse que vai questionar a Secretaria de Saúde a respeito do problema.

Foto: Google street view