Exercícios aeróbicos de baixa intensidade e flexibilidade. A atividade física é uma aliada importante no tratamento para reduzir a dor dos pacientes de fibromialgia, segundo informou, na Câmara, a fisioterapeuta respiratória Vanessa Borges, especialista em pilates e RPG (Reeducação de Postura Global). Ela participou da sessão especial realizada ontem (9) para tratar da conscientização da sociedade sobre os impactos da doença. A iniciativa foi do vereador Pedro Américo (Cidadania). “Trabalhamos a funcionalidade do paciente com fibromialgia para tentar devolver a sua qualidade de vida”, disse a fisioterapeuta.
Segundo ela, há uma “amplificação do limiar de dor” nas pessoas com fibromialgia: “Nós precisamos compreender isso para lidar com o problema. A dor existe e a pessoa tem que lidar com ela todos os dias, mas também precisamos buscar tornar a dor menos incapacitante”. Afinal, avalia, a incapacidade, “prejudica muito a autoestima, o trabalho e as relações desses indivíduos”.
A terapeuta emocional Simone de Jesus Coutinho também usou da palavra e abordou a necessidade de as pessoas terem “um olhar de amor, respeito e empatia” a quem tem fibromialgia. Ao pregar “mais sensibilidade” dos profissionais que assistem a estes pacientes, ela diz que, em sua atividade, faz “manobras”, através de massagens, que possam ajudá-los a “relaxar e poder aliviar um pouquinho a dor”.
CLÍNICA DA DOR EM LAURO DE FREITAS
Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Antonio Roberto dos Santos apresentou detalhes de como funciona uma clínica da dor naquela cidade vizinha a Salvador. O equipamento, inaugurado em 2019, ajuda pessoas com fibromialgia e outras dores crônicas, tendo fechado março, de acordo com ele, com cerca de 1.200 atendimentos realizados em diversas especialidades. Recebe recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, mas a maior parte da verba de manutenção é do governo municipal.
O secretário de Governo da Prefeitura de Feira, Neto Bahia, representou o prefeito José Ronaldo na sessão. Em mensagem, o chefe do Executivo revelou ser “sensível à causa”. O secretário disse torcer para que “as falas ecoem para outras esferas, como a estadual e a federal, e medidas sejam adotadas”.
HOMENAGENS
Ao final da sessão solene, a Câmara homenageou a várias personalidades por sua contribuição aos esforços por uma melhor assistência aos que convivem com a fibromialgia: advogados Cristine Nascimento e José Leite de Carvalho Neto (este, representando a Comissão de Direito Previdenciário da OAB Subseção Feira de Santana); reumatologista Ana Tereza Amoedo; secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos; presidente da Associação Feirense de Pessoas com Fibromialgia (AFEFIBRO), Bárbara Cléia Lopes Fontes, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, Antonio Roberto dos Santos.
O Legislativo ainda reconheceu várias pessoas que são portadoras da doença e lutam por mais qualidade de vida: Patrícia de Barros Santos Santana; Maria Suzana Neves de Souza; Simone de Jesus Coutinho; Maria de Lourdes Santana; Daniela Araújo Lima, e Eliane Araújo Santana. Além de palestrantes e autoridades, foram registradas as presenças, na sessão especial, da psicóloga Patrícia de Barros Santos; médico ortopedista Marcos Lopes, vereadores Lulinha da Gente (União Brasil) e Luiz da Feira (PP), representante do vereador Professor Ivamberg (PT), seu assessor Valdir Santana e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.