Frente Parlamentar pode ser criada para buscar recursos e soluções para poluição do rio Jacuípe
12 de dezembro de 2022

Uma Frente Parlamentar pode ser criada na Câmara Municipal de Feira de Santana com o objetivo de buscar recursos e soluções para a poluição do rio Jacuípe e seus afluentes. A ideia é do vereador Jurandy Carvalho (PL), que defende a adoção urgente de medidas que melhorem a qualidade da água deste corpo hídrico. A instalação de telas de contenção dos resíduos sólidos foi uma das alternativas citadas pelo parlamentar na Sessão Especial realizada pela Casa da Cidadania nesta segunda-feira (12), para discutir o tema.

Propositor do evento, Jurandy Carvalho acredita que a contenção pode ser facilmente instalada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). A retirada dos dejetos ficaria sob responsabilidade da Sustentare, empresa que atua na limpeza urbana de Feira de Santana. Para ele, ações como estas são importantes para recuperar a qualidade da água do rio Jacuípe, um dos principais afluentes da barragem Pedra do Cavalo, que, por sua vez, é responsável pelo abastecimento hídrico de cerca de sete milhões de baianos.

Diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana, o professor João Dias afirma que a pasta já determinou um prazo de instalação da contenção pela empresa Sustentare. Caso a concessionária cumpra com a exigência, será multada e terá denúncia encaminhada ao Ministério Público, destaca o diretor.

Implementar a educação ambiental como disciplina nas escolas é outra alternativa defendida na sessão, desta vez, pelo deputado estadual José de Arimateia. Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele destaca a importância de sensibilizar e conscientizar as pessoas, desde crianças, sobre a preservação do meio ambiente. Para trazer resultados a curto prazo, ele também defende a elaboração e execução de um plano de drenagem . “Feira de Santana foi emancipada há 189 anos e ainda não tem um plano de drenagem”.

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, a bióloga Taíse Bomfim de Jesus destaca que além das medidas já citadas, é necessário que haja investimento no saneamento básico. “Recolher o lixo é paliativo, porque os contaminantes persistem no ambiente. É preciso investir no saneamento e nas obras que ficam embaixo da superfície”.

A Sessão Especial foi conduzida pelo vereador Jurandy Carvalho, que compôs a Mesa de Honra ao lado de José de Arimateia, João Dias, da advogada Cristine Nascimento e dos vereadores Petronio Lima e Silvio Dias.