FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Fundação do George Américo há 36 anos, hoje um dos maiores bairros de Feira, foi celebrada na Câmara
30 de novembro de 2023

A Câmara Municipal de Feira de Santana celebrou, na noite desta quarta-feira (29), em sessão solene, o aniversário de 36 anos de fundação do conjunto George Américo. No evento, de iniciativa dos vereadores Pedro Américo (UB) e Silvio Dias (PT), foram rememoradas as lutas pelo direito à terra travadas pelos primeiros ocupantes do então “Campo de Aviação”, no bairro Campo Limpo. Líderes comunitários, comerciantes, moradores e diversas pessoas ligadas ao conjunto preencheram a galeria e o plenário da Casa da Cidadania.

Presidente da sessão, Silvio Dias conta que a ocupação iniciada em 28 de novembro de 1987 foi liderada por George Américo Mascarenhas – que dá nome ao conjunto – e composta por pessoas que, desde o princípio, buscavam apenas “a possibilidade de ter um lar”. Contando com o apoio de organizações sociais e políticas como o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Partido dos Trabalhadores (PT), os primeiros moradores conseguiram “vencer as batalhas” e permanecer no local. Organizados desde o início,  a ocupação resultou em um conjunto com ruas amplas e propícias para o comércio.

Residente daquele local durante a sua infância e juventude, o vereador Pedro Américo (UB) destaca que a organização e união entre os moradores são os principais diferenciais das pessoas que vivem no conjunto. Uma  comunidade participativa decide, em conjunto, as principais pautas e reivindicações em prol do desenvolvimento e bem-estar de todos, diz o parlamentar. Mesmo com diferenças religiosas, socioeconômicas e políticas, os moradores “têm a lógica de primeiro defender o interesse coletivo para depois lutar por pautas individuais”.

Esta união foi ratificada pela presidente da Associação de Moradores (Asconga), Analúcia Maria de Jesus Borges.  “Desde o início, sempre lutamos em comissão e nunca fizemos nada sozinhos. É desta forma que nos fortalecemos e superamos diariamente os desafios”, acrescenta a moradora e conselheira de assistência do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Paula Carneiro de Oliveira.

UM CONJUNTO EM DESENVOLVIMENTO

Líder dos sem-teto de Feira de Santana, George Américo Mascarenhas, comandou, ao longo de seus 28 anos, 21 ocupações no município e, por isso, ficou conhecido como o “rei das invasões”. O termo “invasor”, no entanto, não foi adotado pelo radialista Carlos Geilson ao fazer a cobertura jornalística em 1987. Presente na sessão, o atual secretário Municipal Extraordinário de Programas e Projetos Especiais disse que se orgulha em ter presenciado aquele momento e tratado os cidadãos como “ocupantes”. Ao observar a evolução do conjunto, ele externou a alegria de “ver aquela comunidade crescer e prosperar”.

Ex-vereador de Feira de Santana e morador do George Américo, Gilmar Amorim destaca que o conjunto dispõe, atualmente, de quatro unidades de saúde, uma base de segurança da Polícia Militar, escolas particulares e municipal, feira livre, praça pública, quadra de esportes e um forte comércio. A população conquistou a escrituração de suas residências, pavimentação asfáltica, transporte coletivo, sistema de drenagem das águas pluviais e esgotamento sanitário. “Nós vamos continuar com a mesma bravura, determinação, amor às pessoas mais carentes, levantando a bandeira que George Américo sempre nos ensinou: defender a nossa comunidade”, disse o ex-vereador.

Comandante da Base Comunitária de Segurança do local, o capitão PM Fernando Gomes acrescenta que, além do desenvolvimento socioeconômico, o George Américo também teve avanços em segurança pública ao longo dos anos. Fundador de projetos sociais e educacionais voltados às crianças e jovens da região, ele garante que qualquer cidadão pode, independente do horário, circular com segurança pelas ruas do conjunto.

Homenageados:

Na sessão, foram homenageados com um certificado em alusão aos 36 anos de fundação do George Américo: Brasiliano da Silva Barreto; Maria Alice Silva de Oliveira; Cláudio Santos de Souza; Antonino de Souza Santos; Adaias Ferreira da Silva; Maria Lúcia Nascimento Ramos e Sandoval Mascarenhas Santana.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.