Fundado pelo ex-prefeito João Marinho Falcão, Rotary Clube de Feira de Santana completa 80 anos
28 de outubro de 2021

As comemorações e homenagens pelo Dia Municipal da Consciência Rotária, celebrado em 27 de outubro, tiveram, neste ano de 2021, essência e sentimentos ainda mais sublimes pela comemoração das oito décadas de atividade do Rotary Clube de Feira de Santana. Cumprindo a lei municipal que, em 2002, estabeleceu o dia de celebração da consciência da entidade, rotarianos foram homenageados em sessão solene na Câmara Municipal, nesta quinta (27).

O vereador Silvio Dias (PT), que presidiu a sessão, destacou o cumprimento da missão do Rotary. “A família rotariana tem desempenhado um papel de excelência em nossa sociedade, que é servir ao próximo, difundir a integridade, promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários”, disse ao frisar que a entidade centenária “vive para cuidar das pessoas”.

Hugo da Cruz Dórea, coordenador do Rotary Clube de Feira, destacou a criação da entidade na cidade em 1941, exatamente no dia 27 de outubro, pelo empresário e ex-prefeito do município, João Marinho Falcão. Ele também salientou a missão do Rotary em ponderar e interferir positivamente nos caminhos da sociedade. “São mais de 1,2 milhão de homens e mulheres, em todo mundo, unidos com o ideal de servir, comprometidos com a busca e a construção de um mundo melhor, refletindo sobre a humanidade que estamos construindo e o que queremos para as gerações futuras”.

José Evangelista Alves, governador do Distrito Rotário 4391, falou sobre o compromisso do Rotary com a educação, com o social e também com o meio ambiente. Em visita às entidades que desempenham atividades promovidas pelo clube, ele destacou o trabalho que é feito com pessoas portadoras de deficiência. “Visitamos o Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência e ficamos encantados com o serviço prestado pelo Rotary ali”, disse ao informar que, ocupado com a melhoria do meio ambiente, o Rotary “planta duas mil mudas de árvores diariamente”.

A vereadora Lu de Ronny (MDB), relacionou o trabalho dos rotarianos com o dos parlamentares. “O Rotary luta para promover um mundo mais ético, mais humano. Esta também é a nossa missão enquanto vereadores”.

Na sessão, foram homenageados com uma medalha os rotarianos indicados pelos clubes existentes na cidade: Sebastião Figueiredo, do Rotary Clube Subaé; João Batista Ferreira, do Rotary Clube de Feira de Santana; João Martins Freitas, do Rotary Feira Leste; Franz Reuter, do Rotary Olhos D’ Água; Samuel Melitão, do Rotary Novo Horizonte; Maria Betânia Knoedt, do Rotary Nova do Geração; Leny Madalena Souza Silva, do Rotary Portal do Sertão; Jefferson Fialho, do Rotary Princesa do Sertão e Eldizia Marina Pinto Franco, da Casa da Amizade de Feira de Santana.

O ex-prefeito do município, José Raimundo de Azevedo e o ex-secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Mário Borges, representando o ex-prefeito José Ronaldo, também prestigiaram o evento.