Gerusa Sampaio celebra o Outubro Rosa
30 de outubro de 2019

Ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sessão ordinária desta quarta-feira (30), a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) comemorou o encerramento do Outubro Rosa, mês que é dedicado a  conscientização das mulheres e da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Sampaio informou que no município muitas mulheres procuraram atendimento médico durante esse período. “No decorrer da campanha muitas mulheres realizaram exames para detectar possíveis doenças. O que mais me chamou atenção foi a presença de homens acompanhando essas mulheres. Agora está chegando o novembro azul e será a vez de, nós mulheres, incentivarmos nossos esposos, pais e filhos a realizar os exames”, comentou.

A democrata ressaltou a necessidade de um Centro de Referência para a Saúde do Homem no município. Ela é autora de algumas indicações que solicitam a construção desse centro de referência. “A saúde do homem merece maior atenção. Tem que fazer exames, tem que ter uma detecção precoce de algumas doenças” defendeu.

Ao finalizar, ela repercutiu a manchete publicada pelo jornal Folha do Estado, “Mulheres grávidas são 28% de todos os diagnósticos com sífilis em Feira”.  A edil lamentou o crescimento da doença na cidade. “É triste que os números sejam tão alarmantes. Os homens também precisam se cuidar para não passar essas doenças para as mulheres. Tenho um Projeto de Lei possibilitando que o homem participe do pré-natal de sua companheira, caso ele também esteja doente ambos farão o tratamento”, explicou a vereadora.