Gerval Almeida Sena recebe o Título de Cidadão Feirense
22 de outubro de 2019

“Estou me sentindo iluminado”. Com esta afirmação emocionada, Gerval Almeida Sena, nascido no município de Mairi e agora cidadão feirense por direito, agradeceu a concessão do título pela Câmara Municipal. A entrega foi na noite desta terça-feira (22), durante sessão solene. Em seu discurso, ele falou da importância da família e agradeceu aos vereadores a aprovação unânime da proposta do vereador José Carneiro.

Bem humorado, contou que veio para Feira de Santana aos oito anos e foi morar no Marajó, quando só havia mato no local. “Eu estudei o primário em uma escola no meio do mato”, lembrou. O pai, Aristóteles Moreira Sena, “tangia boi” e somente tempos depois conseguiu “mudar de vida”. Então, foi estudar no Santanópolis. As coisas ficaram difíceis, o pai passou a viver da venda de pássaros e ele retornou para a escola pública.

Em Salvador, estudou no Colégio Central e morou na RUF (Residência Universitária Feirense). Fez faculdade, trabalhou à noite na Tribuna da Bahia e se formou. “Tive possibilidades de ir para várias cidades, mas eu só queria voltar para Feira de Santana, onde estavam meus familiares”, afirmou. E foi na Farmácia Pinto, de propriedade do ex-vereador José Ferreira Pinto, que iniciou a vida profissional. “Eu sou muito feliz em Feira se Santana”, resumiu.

Ao saudar os presentes, o vereador José Carneiro Rocha definiu o momento como “muito especial”, já que o Título de Cidadania é uma honraria concedida a pessoas nascidas em outras localidades e escolhem Feira de Santana para viver. “A cidade sente-se honrada em tê-lo como cidadão feirense”, afirmou o presidente do Legislativo, ressaltando que Gerval construiu a sua história, como professor e farmacêutico, contribuindo para o desenvolvimento do município.

O autor da homenagem falou da trajetória do homenageado, destacando a sua graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destacou que o homenageado foi professor de Química em vários colégios públicos e privados de Feira de Santana, é proprietário do Labop, que atende a população feirense desde 1975, e coordena o laboratório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

O vereador José Carneiro Rocha, presidente da Casa Legislativa, conduziu a sessão solene e compôs a Mesa de Honra ao lado de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Gerval Almeida Sena e Bruno Dórea Sena, seu filho. No plenário e na galeria, autoridades, familiares e amigos do homenageado.