Governador Jerônimo Rodrigues é novo cidadão e comendador de Feira de Santana
25 de julho de 2024

O atual governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi homenageado na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (25), com a outorga do Título de Cidadão Feirense e condecoração da Comenda Maria Quitéria. As honrarias foram concedidas em sessão solene – realizada no plenário recém-reformado da Casa da Cidadania – atendendo aos decretos legislativos de iniciativa dos vereadores Professor Ivamberg (PT) e da presidente Eremita Mota (PP), respectivamente.

Diversas autoridades como secretários de Estado, deputados federais, estaduais, prefeitos de municípios baianos e vereadores estiveram presentes no evento. Natural do município baiano Aiquara, Jerônimo Rodrigues construiu, ao longo de sua trajetória, “importantes laços com a Princesa do Sertão”, destaca Eremita Mota. Casado com a feirense Tatiana Velloso e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ele “sempre reconheceu a relevância econômica, cultural e educacional deste município”, diz Eremita.

Como exemplo, a parlamentar menciona a incorporação dos colégios de tempo integral, “tornando Feira de Santana referência no ensino estadual”. E reforça: “Jerônimo é um homem que luta pela população feirense e contribui significativamente com a melhoria de vida do nosso povo”.

Para o vereador Professor Ivamberg (PT), a dedicação de Jerônimo Rodrigues vem da sua “sede de conhecimento, luta e de contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”. Sentimento este que está presente no Brasão da UEFS com o termo em latim _sitientibus_, que significa “aos que têm sede”, acrescenta o vereador. Desta forma, “ele contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade, estado e país nos diversos cargos que assumiu nas esferas Federal e Estadual”, opina.

Engenheiro Agrônomo por formação, Jerônimo Rodrigues tornou-se cidadão e comendador feirense na data em que é comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar. Além das condecorações, o governador também recebeu homenagem do Movimento de Organização Comunitária (MOC) pela coordenadora geral, Célia Firmo, e a presidente do movimento em Feira de Santana, Conceição Borges.

Para o governador, as homenagens reforçam o sentimento de pertencimento: “O Título de Cidadão é como um registro no cartório e a Comenda me faz lembrar das pessoas que, tal qual Maria Quitéria, lutaram e lutam sem exigir qualquer engrandecimento do nome”. Presente na Câmara Municipal após inaugurar uma escola estadual em Feira de Santana, ele diz que este reconhecimento na Casa da Cidadania torna “ainda maior a obrigação com este município”.

Neste sentido, Jerônimo afirma que trará ainda mais investimentos à segunda maior cidade baiana, principalmente nos âmbitos da saúde e da educação. Desta forma, ele acredita que irá contribuir para o desenvolvimento das diversas localidades do Estado, não somente a capital.

A solenidade foi conduzida pela presidente Eremita Mota (PP), que compôs a Mesa de Honra ao lado do governador Jerônimo Rodrigues; da primeira dama da Bahia, Tatiana Velloso; do deputado federal Zé Neto (PT) e do vereador Professor Ivamberg (PT). No plenário, os vereadores Emerson Minho (PP), Fernando Torres (PSD), Jurandy Carvalho (PSDB), Lu de Ronny (PV), Luiz da Feira (PP), Paulão do Caldeirão (PP), Pedro Cícero (PP), Silvio Dias (PT) e Zé Curuca (UB) também marcaram presença.