Inclusão de categorias no grupo prioritário de vacinação depende da Comissão Intergestores Bipartite
23 de junho de 2021
É a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e não o secretário ou o prefeito, a responsável pela inserção de qualquer categoria entre os grupos prioritários da vacinação contra o coronavirus, informa o vereador Jurandy Carvalho (PL). Ele fez a observação, nesta quarta-feira (23), como esclarecimento ao seus colegas Galeguinho SPA (PSB) e Luiz da Feira, que apelaram ao secretário de Saúde Marcelo Britto e ao prefeito Colbert Martins Filho pela inclusão de três outros segmentos considerados essenciais e que se encontram na “linha de frente” contra a Covid-19.
Galeguinho sugere os motoristas profissionais que atuam no transporte de passageiros em Feira de Santana através de aplicativos e transportam pessoas a clínicas, UPAs, policlínicas e hospitais, “correndo risco de infecção”. Luiz da Feira que que sejam contemplados camelôs e comerciários. Segundo ele, atuam diretamente junto à população e se expõem todos os dias em ônibus superlotados do transporte coletivo, correndo sério risco de contrair o vírus – e de transmissão a outros.
“Realmente é preciso que estes trabalhadores assim sejam considerados, pela natureza do serviço que prestam à população. Tenho vários amigos que trabalham como motorista via aplicativo, prejudicados e correndo risco permanentemente, ao conduzir pessoas com sintomas da doença”, diz Jurandy. No entanto, ele propõe a Galeguinho e a Luiz da Feira que encaminhem a demanda ao órgão gestor que tem esta competência. A CIB é constituída, paritariamente, por representantes do Governo da Bahia (indicados pelo secretário estadual de Saúde) e por secretários municipais de Saúde sob indicação do seu órgão de representação (Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems).