FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Inconformismo, pro-atividade e empreendedorismo são características fundamentais para um jovem que quer ingressar na política
9 de julho de 2021

Buscar soluções para proporcionar melhorias na sociedade, através da pro-atividade; ajudar o poder público na execução de ações, com o inconformismo, e sair da zona de conforto a fim de conquistar a evolução social, através do empreendedorismo, são atitudes que devem estar intrínsecas nos jovens baianos que buscam encontrar espaços na política. Essas são algumas das conclusões do 1º Encontro Estadual da União dos Jovens da Bahia, ocorrido na manhã desta sexta (9) na Câmara Municipal.   

 

Algumas destas palavras foram proferidas pelo advogado Kleber Silva, convidado para participar do encontro. Ele destacou para os jovens a importância de ter segurança e de sair da zona de conforto com o objetivo de buscar soluções para a evolução social. “Vocês, jovens, precisam ter por-atividade e não podem ser conformados com o formato da sociedade que aí está. Vocês precisam buscar melhorias, encontrar soluções para ajudar o poder público e, assim, se destacar na política”, disse. 

 

A Casa Legislativa abriu espaço para jovens de diversos municípios baianos discutirem as suas necessidades, através de projetos de abrangência estadual apresentados durante o encontro. A conquista da empregabilidade, vinculada a manifestações culturais, por exemplo, é um movimento que jovens como Vitor Ferreira, do município de João Dourado, estão fazendo para fortalecer a atuação do jovem na política e alcançar melhorias para eles.  

 

Outro município que marcou presença no encontro foi São Francisco do Conde, através do jovem integrante da UJB, Leonardo Xavier. “Acredito que nós, jovens, podemos, sim, ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas que residem nos nossos municípios. Como São Francisco do Conde é uma cidade que gira em torno do petróleo, só há duas vias de emprego, mas nós podemos, através de reuniões com o poder público, buscar, por exemplo, a criação de escolas técnicas para a capacitação dos jovens e, assim, alcançar um campo aberto para escolher onde atuar e obter sua renda”, destacou. 

  

O encontro, promovido pela União dos Jovens da Bahia (UJB), entidade apartidária, sem fins lucrativos, criada em dezembro de 2020, contou com a participação de jovens de mais de 15 municípios baianos. De acordo com Gabriel Edson Pinheiro, diretor da UJB, a agremiação tem o objetivo de aglutinar forças em prol da garantia de direitos e melhorias para a juventude. “Após o último processo eleitoral, decidimos unir jovens de diversas cidades para que possamos discutir as necessidades locais, juntando forças também a nível estadual, a fim de alcançarmos resultados”.  

 

Ainda, Gabriel Edson ressaltou a importância de os jovens se unirem para não permitirem que, após a conclusão do ensino médio, eles fiquem impossibilitados de ocupar vagas em universidades ou espaços no mercado de trabalho. Na ocasião ficou decidido que os próximos encontros da União dos Jovens da Bahia (UJB) ocorrerão em Conceição do Jacuípe e em Serra Preta.  

 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.