Inserido no Calendário Oficial de Festas Populares, Arraiá do Comércio deve voltar fortalecido, em 2023
30 de setembro de 2022

Acontecimento já considerado tradicional em Feira de Santana, realizado há pelo menos duas décadas na primeira quinzena do mês de junho, o Arraiá do Comércio será inserido no Calendário Oficial de Festas do Município. A Câmara aprovou em segunda votação, esta semana, projeto de autoria do vereador Sílvio Dias (PT) alterando a Lei 3.336, de 2012, para assegurar o reconhecimento à festividade. Promovida pelo SESC (Serviço Social do Comércio), movimenta a cidade, anualmente, dias antes do São João. Sua última edição foi em 2019. No ano seguinte e também em 2021, teve que ser cancelado em virtude da pandemia de coronavírus. E este ano, segundo o SESC, deixou de ser realizado porque a Prefeitura não disponibilizou o apoio que sempre deu à organização.

De acordo com o texto aprovado na Casa da Cidadania, que agora segue para a sanção do Poder Executivo, o Arraiá do Comércio tem duração de nove dias, sempre das 10 às 22 horas.Para Sílvio Dias, a inclusão no Calendário Oficial de Festas Populares, além de reconhecer “a magnitude desta prévia do São João para os feirenses, sua importância para o entretenimento e valorização da tradição dos festejos juninos”, tem o objetivo de facilitar a celebração de convênios, liberação de recursos e o fortalecimento do Arraiá do Comércio. A festa tem shows musicais com o melhor do forró pé de serra, principalmente à noite, tendo como atrações os artistas regionais, e uma feira de produtos típicos permanente, mobilizando a agricultura familiar na zona rural de Feira.

Diante do aumento no número de pessoas que comparecem todas as noites ao “São João antecipado”, fama que ganhou junto ao público, o evento foi transferido, desde sua última edição, da Praça João Barbosa, em frente ao Fórum Desembargador Filinto Bastos, para a Praça Padre Ovídio, local que também sedia outros encontros culturais de grande porte como o Natal Encantado e a Feira do Livro.