Isaías de Diogo critica Presidente Bolsonaro e dificuldades com Auxilio Emergencial
29 de abril de 2020

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Isaías de Diogo (MDB) criticou a fala do Presidente da República, quando questionado sobre o número de mortes por COVID-19 no Brasil, e a dificuldade da população em sacar o Auxílio Emergencial disponibilizado pelo Governo Federal.

“Quero parabenizar o prefeito Colbert, médico, gestor e que com muita sabedoria tomou decisões técnicas para a prevenção do coronavírus na nossa cidade. Muitos gestores, de forma irresponsável, permitiram a realização de festas e colocaram o povo que acredita nos políticos em risco. Em Manaus mais de cem pessoas estão morrendo por dia. Em São Paulo e Rio de Janeiro a situação está semelhante. Colbert decidiu flexibilizar a abertura do comércio, condicionando ao uso de máscaras e de álcool em gel. Em nome dos mais de 700 mil habitantes da cidade, quero agradecer a ele por ouvir a voz de Deus e tomar algumas medidas preventivas”, parabenizou Isaías de Diogo.

E continuou. “Peço ao povo da nossa cidade que tenha segurança ao sair de casa. Estamos aqui trabalhando porque acreditamos que tudo vai passar. Precisamos nos ligar a Deus, que Ele seja um médico por excelência e que nos ajude a passar por isso. Que Ele venha a nos proteger. Contudo, está reverberando a fala do nosso Presidente Bolsonaro, mas peço a ele que, em alguns momentos, fique calado. Às vezes fico triste com alguns pronunciamentos dele, são palavras que demonstram falta de sabedoria”, pontuou o edil se referindo ao pronunciamento do Presidente quando questionado sobre o número de mortes por COVID-19 no Brasil.

Segundo Isaías, está na hora do Presidente da República ouvir conselhos de assessores e equipe técnica. “Quem perdeu entes queridos neste momento, quer ouvir uma palavra de conforto, de carinho. Falo isso em nome de quem votou no Presidente Bolsonaro. Entendo da sua preocupação e de atitudes positivas que vem tomando, mas este vírus chegará ao senhor, Presidente. Peço em nome dos feirenses: se posicione com palavras de carinho e afeto neste momento. Agora não importa seu posicionamento militar, queremos sabedoria num momento de crise. Temos estados que estão com irmãos passando por um momento muito delicado”, observou.

E reforçou o pedido de sabedoria por parte do Presidente Bolsonaro. “Votamos acreditando que é um Presidente que combaterá a corrupção, mas neste momento nosso grande inimigo é um vírus invisível. Precisamos de mais atenção do Presidente neste momento. Peça a Deus sabedoria”, disse.

Auxílio

Ainda no uso da tribuna, Isaías de Diogo criticou as grandes filas e dificuldades que a população está enfrentando para receber o Auxílio Emergencial ofertado pelo Governo Federal durante a pandemia. “Este benefício está gerando transtorno por ser ofertado por apenas um banco: a Caixa Econômica Federal. Este banco não tem estrutura para administrar esse problema e o transfere para as lotéricas, que estão superlotadas e funcionando de domingo a domingo, sem uma previa organização para tal. Isso está aumentando o risco de contaminação do coronavírus, pois as filas estão grandes demais”, avaliou.

Para finalizar, o edil lembrou que outra dificuldade enfrentada é a aprovação do direito ao benefício. “Outra questão é que o sistema utilizado não está alcançando todos e as pessoas estão tendo dificuldades em receber o benefício, que fica só em análise. É preciso lembrar que os funcionários da CEF precisam também de assistência da Secretaria Municipal de Saúde. O Município, através da Secretaria de Prevenção à Violência, disponibilizou a atuação da Guarda Municipal para ajudar no atendimento das pessoas no banco”, finalizou.