Isaías de Diogo critica pronunciamento de Roberto Tourinho
28 de abril de 2020

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Isaías de Diogo (MDB) repercutiu e criticou o trocadilho usado pelo oposicionista Roberto Tourinho, que afirmou que no Município “mudam-se as coleiras, mas os cachorros continuam os mesmos”.

“Primeiro quero me dirigir ao líder do Governo: não existem dois grupos políticos aqui e sim um grupo que dá sustentação ao Governo. Não deve vir aqui pedir que o MDB defenda o Governo, se tem o líder para fazer isso”, pontuou Isaías.

E continuou. “Agora, quero reforçar a fala de Cadmiel e dizer que, graças a Deus, cheguei a esta Casa em 2012 e digo que não tem animais aqui. Hoje, temos uma linguagem de respeito, não existem cachorros aqui dentro. As pessoas não votaram em animais e cada um defende o que acredita. Tenho aprendido com Tourinho, mas não posso concordar com o que ele fala. Não somos cachorros”, repudiou.

Ainda segundo Isaías, os vereadores devem prezar pelo respeito mútuo. “Aqui temos que respeitar nossos colegas e esquecer o calor da emoção. Se fossemos animais estaríamos num zoológico, merecemos respeito. Se, na sua opinião Tourinho, o prefeito não está trabalhando diga isso com respeito. Estamos aqui trabalhando. Se o prefeito não tivesse trabalhando não estaria onde está. Sei que Vossa Excelência chegou até aqui porque tem capacidade e sei que seus pais não investiram em sua educação para que hoje chegasse aqui e ofendesse seus colegas, chamando-os de cachorro. Honre a educação que seus pais lhe deram”, sugeriu.

Em aparte, o edil Eli Ribeiro (REP) disse ter ficado chocado com as palavras de Tourinho. “Fiquei chocado com o discurso do colega Tourinho. Quando ele fala que mudam as coleiras e os cachorros são os mesmos é de estarrecer. Tratar seus colegas de forma tão grossa não dá para acreditar, principalmente por vir de um colega tão equilibrado como ele”, avaliou.

Também em aparte, o edil Ron do Povo (MDB) disse ter intenção de revelar informações comprometedoras sobre Tourinho, mas foi aconselhado a recuar. “Antes de chamar de cachorro, deveria olhar para seu rabo. Ele deveria dar nomes aos cachorros, mas ele não tem coragem. Eu iria dar algumas informações sobre ele aqui, mas Cadmiel não me deixou. Não tenho medo de ninguém. Devemos ser respeitados”, disse.

Participando do debate, o edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) seguiu a mesma linha dos colegas. “Tourinho já fez várias ofensas, lamento pelas palavras usadas por ele. Já nos chamou de cachorro, doido, louco e mais. Sinto muito um advogado usar essas palavras para atingir os colegas”, observou.

Para finalizar, Isaías de Diogo também criticou a postura do presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha (MDB) por não entrar em defesa dos colegas após o discurso de Tourinho. “Fiquei chocado, não somente com a fala de Tourinho, mas também com a do presidente que, após ouvir Tourinho se justificou e não defendeu a Casa. Saudade de Ronny, que não admitia essa fala e cadê a corregedora, que não sei onde está agora? Ela deveria estar aqui, policiando o colega. Isso aqui é um lugar de família. Deixa para usar essas palavras com os que estão lá fora tentando tomar nosso lugar. Aqui devemos respeitar uns aos outros. Têm tantos mandatos e age dessa maneira, lamento muito por isso”, findou.