Jhonatas Monteiro fala sobre descompromisso histórico com a educação em audiência pública
16 de abril de 2021

A falta de empenho para a melhoria efetiva da educação foi evidenciada pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), na manhã desta sexta (16), em audiência pública virtual realizada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Feira de Santana.

“Desde os países que avançaram com o financiamento adequado, garantias adequadas ao profissional, têm enfrentado dificuldades. No Brasil e na Bahia, isso ainda é mais problemático porque temos um descompromisso histórico com a educação, acompanhado de subfinanciamento”.

Citando a violação do piso salarial, Jhonatas chamou à atenção para o fato de que a renda de, de um modo geral, sofreu diminuição significativa e isso afeta não só a realidade das famílias, mas da sociedade como um todo.

“Temos o descumprimento do piso na maioria das cidades, e em Feira não é diferente. Num cenário como este, que antes da pandemia já apresentava muitos problemas, vemos uma regressão do ponto de vista da renda, da sobrevivência das famílias e isto tem impacto na possibilidade da retomada virtual, por falta de acesso à rede, a condição da realidade das casas, que também não dá condições para esse ambiente de estudo virtual. Tudo isso pode garantir não o avanço, mas o retrocesso para todos os indivíduos envolvidos neste processo”.