Licitação para entrega de sementes só terminou este mês; empresa ainda vai realizar teste de germinação, que só deverá ser apresentado na próxima semana
23 de junho de 2021
“A licitação terminou agora, no começo do mês, quando foi feito o convite à empresa para apresentar o teste de germinação. Esse teste só vai acontecer na próxima semana e, mesmo assim, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável entendeu que não valia mais a pena fazer a entrega das sementes neste momento, porque, inclusive, comprometeria o calendário do seguro Safra dos trabalhadores rurais”. A afirmação é do vereador Pedro Américo (DEM), durante discurso na Câmara Municipal nesta quarta (23), em resposta ao discurso do colega Luiz da Feira (PROS), que criticou a falta de entrega de sementes aos agricultores da zona rural este ano.
Pedro Américo disse ainda que o Conselho acompanhou todo o processo e, então, foi feito um acordo para que o contrato de licitação feito esse ano possa servir para o ano que vem. “Mas o ponto principal é que os agricultores e agricultoras façam o plantio por conta própria, para não perderem o tempo das chuvas, e que a gente possa avançar mais, discutir melhor a situação do restante das políticas dentro do Conselho”.
Ressaltou que, quando o prefeito Colbert Martins Filho convidou o secretário Pablo Roberto para assumir a secretaria de Agricultura, em fevereiro deste ano, ainda não havia o processo de compra das sementes. “E a gente sabe que esse processo é demorado, porque envolve, além do processo de licitação normal, a questão do teste da semente, para ver se aquela semente que a Prefeitura está comprando é, de fato, suficiente”.
Pontuou ainda que houve a necessidade de reativação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, pois “não é possível fazer políticas públicas em nenhum setor, se os conselhos não participarem ativamente”. E disse que este Conselho engloba as associações rurais, os sindicatos, e vários outros profissionais e entidades que atuam na zona rural do município.
Luiz da Feira (PROS) disse que o secretário de Agricultura, Pablo Roberto, é atuante, e que a culpa de tudo isso é do prefeito Colbert Martins Filho, que não tem uma gestão competente para ajudar os agricultores da zona rural. “É preciso ter organização; teve um ano para organizar. Eu sei que Pablo pegou a secretaria em fevereiro, mas nós vamos, junto com o nosso presidente (referindo-se a Fernando Torres), tentar resolver a situação dos nossos guerreiros lutadores da zona rural”.