FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Limpeza, redes de contenção de dejetos e campanha educativa: anunciadas medidas para o Jacuípe
31 de março de 2025

 

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Feira de Santana promoveu na manhã de hoje (31) uma reunião para tratar de ações que vão ser realizadas nas próximas semanas visando a proteção do Rio Jacuípe. O encontro, realizado na Casa da Cidadania, contou com a presença dos vereadores Ismael Bastos (PL), Jean Caverna (Podemos) e Jurandy Carvalho (PSDB) da secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Moreira, de representantes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e do Movimento Água é Vida, dentre outros.

Ficou definido, após o diálogo, conforme a secretária, que algumas medidas vão ser adotadas imediatamente. Com apoio da Sesp e da Sustentare (empresa contratada pelo Município para a coleta de lixo da cidade), haverá um trabalho de limpeza do Jacuípe, feita em canoas, por pessoal especializado e equipamentos adequados, nos pontos mais atingidos do rio.

Paralelamente, informou Jaciara Moreira, redes de contenção vão ser instaladas nos locais de maior vulnerabilidade, onde mais acontece o lançamento de dejetos, para impedir que nova carga de poluição venha a ser despejada. Também será organizada uma intensa campanha de conscientização para alertar as comunidades ribeirinhas, através de visita, domicílio a domicílio, sobre os danos causados, sempre que se joga lixo e objetos no leito do rio, uma ameaça à própria sobrevivência dessas famílias.

Ainda será feito um trabalho educativo junto a moradores de locais onde ocorre o lançamento de águas inservíveis fora da rede de drenagem, que acabam alcançando o Jacuípe. A direção da Embasa alertou recentemente, em audiência pública na Câmara, que o problema existe mesmo em alguns bairros, onde há rede de esgotamento sanitário.

O vereador Ismael Bastos, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo, considerou produtiva a reunião e se manifestou otimista, com as as providências que estão sendo anunciadas. Autor de requerimentos propondo sessão especial e audiência pública para debater a questão, Jurandy Carvalho vê como “bastante promissor” este movimento. Jean Caverna acredita que, desta vez, algo será feito de forma prática e eficaz, na luta contra a poluição do Jacuípe. Para a secretária Jaciara Moreira, a “conexão” entre a Câmara e o Poder Executivo, nesta missão, resultará em “um trabalho efetivo e de bons resultados”.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.