Lombadas e quebra-molas poderão ser adequados às normas de trânsito em Feira
31 de maio de 2021

Os redutores de velocidade mais comumente usados nas vias públicas dos bairros da cidade estão sob o propósito de um Projeto de Lei em Feira de Santana. As ondulações transversais, mais conhecidas como lombadas e quebra-molas, são o cerne do Projeto 068/2021, que prevê a adequação destes equipamentos às normas do Código de Brasileiro de Trânsito e às resoluções do CONTRAN.

Em tramitação na Câmara Municipal, o projeto de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS) obriga o Município a revisar e promover a devida readequação dispostas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito como placa de regulamentação, que expõe o limite de velocidade; placa de advertência, que informa a presença de lombada, além das marcas oblíquas pintadas sobre a ondulação nas cores brancas e amarelas.

De acordo com a justificativa do projeto, o “Município viveu até hoje à margem da Lei. As implantações de redutores de velocidade não obedeceram até agora o que determina o Código de Trânsito Brasileiro e as Resoluções do CONTRAN que tratam do assunto”. A proposta pode ser votada nos próximos dias.