Lulinha diz que policlínicas não podem negar atendimento a pessoas de outras cidades
7 de outubro de 2021

A propósito de denúncia apresentada pelo vereador Paulão do Caldeirão (PSC), sobre atendimento de pessoas de outras cidades na Policlínica do Parque Ipê, o líder do governo, vereador Lulinha da Conceição (DEM), pediu mais cuidado com a divulgação dessas informações. Ele defendeu que qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada, não pode negar atendimento, pois a vida está em primeiro lugar.

“Eu entendo que pode atender pessoas de qualquer lugar. Quantas pessoas saem daqui e são acolhidas em outras cidades?”, indagou o vereador, destacando que Feira de Santana é uma cidade acolhedora. Lulinha lembrou que no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) o atendimento só é feito por meio de regulação e por isso acha que as policlínicas devem estar sempre de portas abertas.

O presidente da Casa Legislativa, Fernando Torres (PSD), concordou com o líder governista de que a vida deve estar em primeiro lugar, mas informou ter conhecimento de que chegam ônibus lotados nas unidades de saúde, vindos de outros municípios. De acordo com o vereador Paulão, as pessoas chegam durante a madrugada, de cidades como Antônio Cardoso, Biritinga e Rafael Jambeiro.

Ainda sobre a área de saúde, Lulinha justificou a mudança do horário de atendimento nos postos, que passam a abrir as 7h – e não 8h – e fecham às 16h. Segundo ele, a secretaria fez um levantamento e constatou que a demanda maior nas unidades de ocorre no período da manhã, o que faz com que as pessoas passem muito tempo nas filas. “À tarde os postos ficam praticamente vazios”, completou.