Máscara impede transmissão do coronavírus de pessoa para pessoa, afirma vereador
29 de março de 2021

“A população já deveria ter consciência de que a máscara deve ser de uso obrigatório, e que é um meio através do qual a gente pode impedir a transmissão do coronavírus de pessoa para pessoa”. A declaração é do vereador Ivamberg Lima (PT), que discursou recentemente na Câmara como sendo favorável ao projeto de lei que tramita na Casa sobre a obrigatoriedade do uso de máscara na cidade.

A iniciativa, de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS), visa obrigar o uso de máscara durante todo o período de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus. De acordo com o professor Ivamberg, que é favorável à propositura, alguns projetos que tramitam na Casa Legislativa já dispõem sobre temas que visam proteger a população do coronavírus, contudo, infelizmente, ainda há muitas pessoas que insistem em andar pelas ruas sem máscara. “Como presidente da Comissão Especial de Combate à Covid-19 fico muito triste ao ver a falta de consciência das pessoas e, talvez, de compreensão sobre a seriedade do que está acontecendo no mundo”.

O petista lamentou a ocupação total dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em muitas cidades do Brasil e do mundo, bem como a negligência das pessoas quanto à adoção de medidas preventivas de combate ao vírus. “Se nós ficarmos negando e negligenciando, não combateremos esta pandemia”.

Para Ivamberg Lima, é sabido a importância da vacina, mas é com a máscara e o distanciamento social que será possível evitar, de fato, a contaminação de pessoa para pessoa. “Medidas mais eficazes precisam ser tomadas, como a aplicação de multa para quem não adotá-las. Assim as pessoas podem finalmente se conscientizar e não sair de casa sem máscara”.