Mais de 60 estudantes do bairro Viveiros sofrem com falta de vagas em escolas municipais e estaduais
14 de fevereiro de 2023

No bairro Viveiros, mais de 60 estudantes estão sem saber onde vão estudar este ano. É que, até o momento, eles não conseguiram encontrar vaga para efetivar a matrícula, principalmente no ensino fundamental II, nas redes estadual e municipal. A informação é do vereador Pedro Cícero (Cidadania), que cobrou, hoje, na tribuna da Câmara, uma providência por parte das autoridades da educação. O parlamentar explicou que, após conversar com diretoras das escolas do bairro, a Estadual Lázaro dos Santos e a Municipal Professor Antonio Alves Lopes, soube que os estudantes por enquanto “estão fora da sala de aula”.

Segundo Cícero, a diretora da escola do Estado alega haver superlotação em algumas turmas. “Ela não está conseguindo encaixá-los nas turmas porque já tem sala com cerca de 45 alunos. Precisamos conversar com os dirigentes para encontrar uma forma de resolver a situação, porque depois do fechamento da entrada do bairro Viveiros, tudo ficou mais difícil para os moradores, principalmente para os estudantes terem de buscar alternativas distantes dali”, reclamou.

PROFESSOR IVAMBERG: ESTUDANTES NÃO FICAM SEM VAGA

O vereador Professor Ivamberg (PT) garantiu, como interlocutor do Governo Estadual, que “os estudantes não vão ficar sem vaga”. Advertiu, no entanto, que a maioria dos alunos com o problema são do 6° ano (fundamental II), área de responsabilidade do município, uma situação que exige a ampliação da escola municipal do bairro para oferecer as vagas necessárias. “Todos os alunos do ensino médio do bairro estão matriculados. Só que no fundamental II temos um excedente de alunos e todos os espaços daquela escola, inclusive, laboratório de informática e biblioteca já viraram sala de aula”, completou.