“Um maqueiro corre contra o tempo/Conhece a medida exata de sua função/Sabe que se não for ligeiro e capaz/Muitas vidas se perdem em suas mãos”. Os versos, do poeta e músico mineiro Múcio Bruck, foram lidos na Sessão Solene realizada na noite de ontem (26), para celebrar o Dia Municipal do Profissional de Transporte de Pacientes (Maqueiro). Iniciativa do vereador Eli Ribeiro (Republicanos), o evento homenageou 45 profissionais. Eles receberam certificados alusivos à data.
A sessão foi conduzida pelo vereador Eli Ribeiro, que compôs a mesa ao lado do deputado estadual José de Arimatéia; ex-vereador da Casa Petrônio Lima, autor da lei que criou a homenagem; Claudio Borges de Brito (Mestre Paraná), presidente da Associação de Capoeira Ginga Menino e coordenador do Projeto Anjo da Guarda; e Luiz Carlos Carvalho Bahia Neto, secretário municipal de Governo, representando o prefeito José Ronaldo. O evento foi prestigiado por um grande número de pessoas que lotou o plenário e a galeria.
Mais do que transportar pacientes dentro e fora de hospitais, o maqueiro é o responsável pela segurança das pessoas e tem papel fundamental na humanização da saúde, disse o vereador, na cerimônia que contou com a participação de representantes de instituições de saúde, entidades comunitárias, lideranças políticas e familiares dos maqueiros convidados.
Segundo Eli Ribeiro, apesar da “importância dentro da cadeia salvadora da existência”, o reconhecimento da sociedade a este profissional ainda não condiz com o valor de sua atuação.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.