Marcos Lima anseia que bancos prestem melhores serviços
19 de maio de 2020

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil e líder do Governo na Casa, Marcos Lima (DEM) prometeu endurecer as leis para que as agências bancárias prestem melhor serviço na cidade.

“Estamos vivendo uma pandemia e não vejo uma ação que venha a beneficiar a cidade por parte dos bancos. Eles batem recorde de lucros todos os anos e tenho certeza que este ano não será diferente. O dólar já passou de R$ 5. Ainda não vimos essas instituições ajudando, até mesmo os toldos e banheiros químicos instalados para quem está na fila dos bancos por conta do auxílio, foi a Prefeitura quem instalou. Vale lembrar que os bancos estão recebendo para administrar esses auxílios, não é de graça não. Não vimos uma doação partindo dessa categoria”, pontuou Marcos Lima.

E continuou. “Observamos que muitas cidades têm aquelas bicicletas oferecidas pelos bancos, mas elas não chegaram à Feira de Santana. Os bancos não têm interesse em investir em nossa cidade. Muitas agências bancárias aqui não tem nem estacionamento para os clientes e os que têm cobram pelo serviço. Somos obrigados  a pagar mais uma taxa para eles, que não dão retorno à nossa cidade, apenas recebem”, avaliou.

Em aparte, o edil Eli Ribeiro (REP) criticou a conduta de alguns bancos. “Quando a pessoa vai fazer empréstimo alto, o banco pergunta logo o que ela tem, porque se não tiver nada para dar de garantia não consegue fazer o empréstimo. Os bancos ganham muito em cima da população, principalmente com a cobrança de taxas e nesse momento de pandemia eles não têm prejuízos, só aumentam os lucros. As igrejas fazem um papel importante na sociedade e pagam impostos, mas os bancos não fazem nada e não pagam impostos”, comparou.

De volta com a palavra, o líder governista garantiu que endurecerá as leis para que a população seja melhor assistida pelos bancos. “Vamos endurecer as leis para os bancos. Eles não têm compromisso com a população, com o social. Vamos fiscalizar para que cumpram todas as leis e ofereçam melhores serviços aos clientes, que não têm. Não têm nem mesmo direito ao estacionamento, que estão cada dia mais caros”, afirmou.

Seguindo a linha do líder, o vereador Zé Filé (PSD) criticou os valores cobrados pelos estacionamentos. “Estive em um estacionamento que paguei o valor de uma hora, quando meu carro só permaneceu por 7 minutos. Muitos donos de estacionamento não pagam nada de impostos e cobram caro pelos serviços”, observou.

Para finalizar, Marcos corroborou com o discurso do colega. “Zé Filé está certo. Muitos proprietários não fazem grandes investimentos e não pagam impostos. Podemos criar leis para que esses estabelecimentos instalem coberturas, por exemplo. Não temos garantias quando nossos carros estão estacionados. Vamos sim rever a questão dos bancos na cidade e buscar melhores serviços”, findou.