Meia passagem para estudantes de nível técnico divide opiniões e projeto é adiado de pauta
3 de julho de 2024

A proposta de estender o benefício da meia passagem no transporte coletivo para estudantes de nível médio técnico profissionalizante, acabou gerando divergências entre os vereadores e não passou pela primeira votação, na manhã desta quarta-feira (3). O projeto de emenda à Lei Municipal 2.397/2003, de autoria do líder do governo José Carneiro (UB), foi adiado de pauta por cinco sessões, a pedido do vereador Pedro Américo (Cidadania), após discussões acaloradas sobre a questão.
O autor da proposta, que na juventude foi líder estudantil, defendeu a importância de garantir a todos os estudantes o direito à meia passagem no transporte coletivo e assegurou que o assunto foi devidamente discutido com os dirigentes de órgãos do governo da área, bem como das empresas. “O transporte público está quebrado, o BRT não funciona”, argumentou o vereador Fernando Torres (PSD), ao anunciar que votaria contra, afirmando não ter tranquilidade para ser favorável à matéria.
Com o propósito de ampliar a discussão sobre o assunto, Pedro Américo sugeriu mais transparência, inclusive por parte do sistema de transporte público, que é mantido em grande parte pela Prefeitura Municipal. Ele defende que sejam debatidas outras questões, além da meia passagem estudantil, como área para embarque e desembarque de usuários de veículos por aplicativo no centro da cidade, “sem o risco de os motoristas serem multados”, conforme ressaltou.

Foto: SECOM/FSA