Uma sessão, duas homenagens. Na noite desta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Feira de Santana outorgou, de uma só vez, títulos de cidadania para o Tenente Coronel do Exército Brasileiro Paulo Sérgio Brito Santos e o Capitão Adagilmário Brito Santos, em um evento bastante concorrido, que contou com a presença de autoridades civis e militares. A iniciativa foi dos vereadores Gerusa Sampaio e Luiz Augusto de Jesus.
Ao saudar os convidados, a vereadora Gerusa Sampaio fez um relato da vida do Tenente Coronel Sérgio Brito, nascido em Salvador e que formou-se oficial pela Academia de Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Bacharel e especialista em Ciências Militares e mestre em Operações Militares o homenageado comandou o 35º Batalhão de Infantaria entre 1993 e 1995, retornando ao cargo em 2014, permanecendo até o dias atuais.
Gerusa destacou as ações realizadas pelo comandante da instituição, a exemplo do programa de distribuição de água à população atingida pela seca no semiárido, a participação no Projeto Proteger e ainda a atuação em defesa da Copa das Confederações, em 2013. “São feitos, dentre tantos outros, que enriquecem o seu currículo e o qualifica a receber esta homenagem”, disse a vereadora.
Coube ao vereador Luiz Augusto de Jesus apresentar a trajetória de vida do Capitão Adalgimário Brito, natural de Paulo Afonso, “que sempre focou seu trabalho na manutenção da ordem e defesa da sociedade”, conforme destacou, enfatizando que o título de cidadania é merecido, pelo trabalho que o mesmo tem feito pela cidade e região. “Filho de militar, herdou do pai a paixão pela vida nos quarteis”, afirmou o vereador.
Lulinha lembrou que o Capitão, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) participou da formação militar de milhares de jovens. Dentre as passagens de sua vida militar lembradas pelo vereador, mereceu destaque a sua atuação na missão de segurança do 35º BI durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, fato ocorrido no ano de 1982.
O discurso de Sérgio Brito foi em tom de agradecimento: À Câmara, a Deus e à família, especialmente a esposa, que classificou como “fonte de força, energia e entusiasmo para enfrentar os desafios da caminhada” e com quem dividiu o título recebido. Ele recordou momentos vividos à frente do 35º BI. “Fazemos do mesmo Exército de Caxias, com os mesmos valores e virtudes de nossos antepassados”, disse.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, afirmou Adagilmário Brito, citando a célebre frase do pequeno príncipe na obra de Saint Antoine de Exupéry. Ele também citou a família pelos incentivos ao longo da vida profissional que já soma 34 anos, dos quais 17 vividos em Feira de Santana, e agradeceu a Deus pelo dom da vida e ao Exército Brasileiro. “Agradecer é bíblico”, ressaltou.
A sessão foi presidida pelo vereador Roque Pereira, 1º vice-presidente do Legislativo, que compôs a mesa de honra ao lado dos homenageados Sérgio Brito e Adagilmário Brito e suas respectivas esposas, Dayse Carlos Brito Santos e Ana Lúcia Nunes de Almeida Brito, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e Monsenhor José Nery de Almeida, representando o Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demetino Castro.

Download PDF

@dmin

Comentários estão fechados.