Mesmo com altos lucros, operadoras de planos de saúde e entidades hospitalares são contrárias ao piso nacional da enfermagem
28 de abril de 2021

Nos três primeiros trimestres de 2020, as operadoras de planos de saúde  tiveram lucro líquido de R$15 bilhões e o grupo formado por 122 hospitais privados do país encerrou o ano passado com lucro líquido de R$ 30,6 bilhões. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e foram apresentados pela vereadora Lú de Ronny (MDB) na sessão desta quarta-feira (28). Segundo a vereadora, o alto lucro dos planos e hospitais privados se contrapõe à alegação de “problemas financeiros” que teriam levado estas entidades a serem contrárias ao piso nacional dos profissionais da enfermagem, prevista no Projeto de Lei  n° 2564/2020. “Fica aqui o meu repúdio”.

A proposta define o piso salarial de R$7.315,00 para enfermeiros, R$5.120,00 para técnicos, e R$3.657,00 para auxiliares de enfermagem. Na opinião de Lú de Ronny, a determinação destas remunerações é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de toda a categoria. Ela lembra que boa parte destes profissionais atua na linha de frente no combate à Covid-19, e muitas vezes, precisam trabalhar em “plantões seguidos”, sob o risco de contrair a doença no ambiente de trabalho.

Feira de Santana
No âmbito municipal, a Comissão Especial de Combate à Covid-19 da Câmara Municipal, da qual Lú de Ronny integra, está dialogando com trabalhadores de todos os segmentos da saúde. A vereadora observa que é uma forma de “abraçar a situação” e buscar a valorização dos profissionais da enfermagem. Também foi solicitada uma audiência com Colbert Martins para debater e apresentar as demandas dos profissionais e da saúde municipal como um todo. Segundo o presidente da Comissão,  Professor Ivamberg (PT), a reunião também será importante para a Casa “participar do combate à doença”. Os membros aguardam a resposta do gestor.