FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Metade da população da Bahia depende do Lago de Pedra do Cavalo; Embasa não faz manutenção da água
9 de novembro de 2022

Metade da população da Bahia depende do Lago de Pedra do Cavalo, mais precisamente, sete milhões de baianos. A informação é do vereador Jurandy Carvalho (PL), que falou sobre o assunto na tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (9) com o intuito de criticar a poluição do Rio Jacuípe que, segundo ele, tem solução. O rio Jacuípe é um dos principais afluentes do Lago de Pedra do Cavalo. 
 
“Os dois principais poluentes deste rio são as cidades de Feira de Santana e Riachão do Jacuípe, e o rio é um dos principais afluentes do Rio Paraguaçu, responsável pelo abastecimento humano de sete milhões de baianos. Ou seja, metade da população da Bahia depende do Lago de Pedra do Cavalo. E esta água é vendida pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), mas eu quero saber qual é a contribuição dessa empresa para o lago”, questionou. 
 
Ainda, Jurandy disse que quer saber quanto é pago pela Embasa por essa água que é utilizada e vendida à população baiana. “A Embasa retira a água do Lago de Pedra do Cavalo e vende para a gente, mas não sei o que ela tem feito para que haja a manutenção deste lago com boa qualidade”, afirmou.  
 
Conforme o parlamentar, “estamos na iminência de ficar sem água em um prazo de 10 anos para poder suprir necessidades básicas como beber água, tomar banho, escovar os dentes e cozinhar”. Também foi dito pelo vereador que “centenas de pescadores estão passando por dificuldades, a exemplo dos que pescam na ponte do rio Jacuípe, em Santa luzia, na Fazenda Mergulho e na Fazenda Amarela; na Venda Velha, em Antonio Cardoso e Santo Estevão”. 
 
O vereador Petronio Lima (Republicanos) disse que a Embasa, em vez de manter o Lago de Pedra do Cavalo, aumenta as taxas de esgoto, mas sem cuidar destes, pois há vários esgotos a céu aberto, sem nenhuma manutenção, no município de Feira de Santana.  
 
  

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.