Moradores da Vila Fluminense, na BR 116 Sul, sofrem com falta de água e rede de esgoto
3 de abril de 2024

A comunidade conhecida como Vila Fluminense, localizada na BR 116 Sul, às margens do Rio Jacuípe, enfrenta falta de abastecimento de água e serviço de esgotamento sanitário, reclamou hoje, na Câmara, o vereador Edvaldo Lima (MDB). Segundo ele, os moradores da localidade não são beneficiados pelos serviços da Embasa, embora a empresa tenha um convênio com a Prefeitura com essa finalidade.

“Não oferece água nem esgoto, os moradores vivem à míngua”, afirmou. Considerou inadmissível que habitantes da segunda maior cidade da Bahia ainda precisem “pegar água no poço” devido à irregularidade no abastecimento.

Sobre a questão, o vereador Silvio Dias (PT) informou que, exatamente nesta quarta-feira, a Embasa está cadastrando cerca de 500 pessoas da comunidade para levar o serviço de esgotamento e ampliar o fornecimento de água tratada. O petista também condenou o fato da empresa estatal ser considerada culpada pelos alagamentos que vêm ocorrendo na cidade, por conta das chuvas.

“Não é correto, o problema é a falta de drenagem”, ressaltou, lembrando que a concessionária repassou R$ 35 milhões para a Prefeitura e nada foi feito com o recurso. O vereador disse ainda que já há um estudo, por parte do Governo do Estado, para viabilizar a ampliação da rede de esgoto em mais uma das bacias do município.