Moradores da zona rural fazem caminhada contra a construção de linha de transmissão
14 de setembro de 2021

No último domingo (12), o distrito da Matinha sediou uma caminhada realizada por trabalhadores da agricultura familiar e demais apoiadores contrários à construção da linha de transmissão de energia elétrica LT 230kV. A manifestação teve o objetivo de dar visibilidade e alertar as autoridades municipais para os impactos negativos das obras nas comunidades rurais. As informações são do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) que, na sessão desta terça-feira (14), ratificou o apoio à população da zona rural e destacou o posicionamento contrário à construção da linha.

Com previsão de atravessar os estados da Bahia e Sergipe, a linha deve passar pelos distritos de Ipuaçu, Bonfim de Feira, Jaguara e Maria Quitéria. Nestas localidades, a agricultura, a vegetação local, as atividades tradicionais e, até mesmo, a saúde da população pode ser afetada de forma negativa, aponta o parlamentar. O agravante, na visão de Jhonatas Monteiro, é a falta de consulta prévia à população e de oportunidade para uma contrapartida. “Tudo isso não pode ser conduzido como segredo de estado e, principalmente, um segredo contra as comunidades, porque este tipo de projeto é encaminhado na terra de quem é pobre, das comunidades e povos tradicionais, como os quilombolas do distrito da Matinha”.