Mudanças no plenário aproximam Legislativo do público e melhoram interação na Câmara
29 de julho de 2024

Algumas alterações na infraestrutura e na organização do plenário da Câmara Municipal estão entre as principais modificações promovidas pelos recentes serviços de adequação do prédio-sede do Poder Legislativo. A Mesa Diretiva (localizada ao centro) e as cadeiras dos vereadores voltaram a ficar de acordo com a posição em que estavam instaladas originalmente. Ou seja, agora os dirigentes se sentam de frente para o público que acompanha as sessões na galeria, e os parlamentares ocupam uma das duas fileiras de cadeira, situadas ao lado direito e esquerdo da área. Antes, os integrantes da direção sentavam-se de frente para a bancada dos parlamentares.

Para a presidente da Câmara, Eremita Mota (PP), do ponto de vista da interação do processo legislativo com os cidadãos, a maneira como estava disposta a Mesa de Honra ficava “um pouco sem lógica”. Segundo a parlamentar, “enquanto legisladores, a nossa missão é de estarmos atentos às necessidades populares, e não me parece adequado ficarmos no parlamento olhando para nós mesmos. E, desta forma, pensamos em organizar o espaço do plenário reposicionando a Mesa Diretora em sentido frontal a quem acompanha as sessões”, explica. A alteração que estava em vigor, conforme lembrou o técnico legislativo, Iramar Nascimento, ocorreu há aproximadamente 20 anos, durante a gestão do ex-presidente Antonio Carlos Coelho.

Na época, o então presidente realizou a mudança que uniu em um só lado do plenário (à esquerda da galeria) as duas filas de assentos dos vereadores. Nesta ótica, a Mesa ficou em posição frontal a eles, no lado direito do espaço. Na opinião de Iramar, que assessora os parlamentares durante os trabalhos legislativos no plenário, o retorno à forma original foi algo “perfeito”. O servidor garantiu que ganhou melhor mobilidade para circular e desempenhar suas atividades durante as sessões. “Para se ter uma ideia, o serviço de entrega de ofícios, comunicações e outros documentos necessários aos legisladores facilitou muito. Voltamos ao passado, mas com efeitos de modernidade”, destaca, declarando seu apoio à medida.

A tribuna (espaço dos oradores, chamado de Tribuna Maria Quitéria) também retornou ao seu local histórico-original, após a realização do reparo predial. “Agora, quem discursa não precisa mais virar-se para dirigir a palavra aos cidadãos que participam das sessões. A sua fala na tribuna ocorre ao mesmo tempo em que olha de frente para a comunidade”, pontua o gerente legislativo, Eduardo Pimentel. Ele vê esta maior interação da Mesa Diretora, da Presidência e dos legisladores com o público presente na Casa como “consequências positivas de uma boa readequação dos espaços”.

Outra alteração que significou melhoria para os trabalhos de plenário e tranquilidade a quem frequenta as dependências do Legislativo foi a realocação da porta de passagem entre a galeria e o plenário. Ela foi reinstalada em posição centralizada, o que acabou colaborando para reforçar questões de segurança no ambiente e controle de quem adentra o local. Antes dos serviços de requalificação do imóvel, a porta encontrava-se localizada no lado esquerdo do plenário.