Município pode implantar Centros de Reabilitação para tratar pacientes com sequelas da Covid-19
12 de maio de 2021

Os Centros de Reabilitação para o tratamento pós-Covid poderão ser implantados em Feira de Santana. A proposta que prevê a criação dos espaços multidisciplinares foi aprovada, em segunda discussão, na sessão desta quarta-feira (12). Se acatada pelo chefe do Executivo Municipal, os centros deverão oferecer atendimentos especializados de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social. O objetivo da iniciativa é garantir assistência integral à saúde dos indivíduos acometidos pela Covid-19, sintomáticos ou não.

O autor, vereador Emerson Minho (DC), enfatiza que “o tratamento da Covid-19 não acaba com a alta do paciente”. Presidente da Comissão de Saúde e membro da Comissão Especial de Combate à Covid-19, o parlamentar considera insuficiente a existência de apenas um ambulatório para a demanda dos indivíduos com sequelas da doença em Feira de Santana. Conforme as suas informações, a equipe formada por um médico, um psicólogo e um fisioterapeuta presta atendimentos ao público somente nas quartas-feiras à tarde.

Na votação final do Projeto de Lei 56/2021, dez parlamentares foram favoráveis, cinco contrários e um vereador se absteve. Como previsto no texto, a Lei entrará em vigor na data de publicação. A sua implantação obedecerá às dotações orçamentárias vigentes, bem como, a estrutura física e humana disponível.