Núcleo Regional de Saúde acompanha ações sobre vírus da cólera no Parque Erivaldo Cerqueira
24 de fevereiro de 2023

O Núcleo Regional de Saúde em Feira de Santana está acompanhando o caso da constatação, pela Prefeitura, do vibrião da cólera na lagoa do Parque Municipal Erivaldo Cerqueira. Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Sílvio Dias (PT), o órgão estadual deve monitorar “de forma mais atenta” o assunto, na medida em que a Rede Municipal de Saúde é “despreparada” em relação à atenção contra a cólera.

O petista diz que falta uma “estrutura básica funcionando adequadamente em Feira de Santana” e isto tem gerado dúvida sobre a capacidade do Município de enfrentar um possível alastramento da doença. “Essa é uma preocupação do governador Jerônimo Rodrigues”, diz. Para Silvio, o cenário de um possível agravamento do problema tem que ser pensado antes que aconteça. “Estamos acompanhando esse caso, pela Comissão. E nos preocupa, principalmente, o fato do Município não oferecer um atendimento básico adequado. E se ocorrer uma epidemia de cólera, estamos preparados para enfrentar?”, questiona.

LUIZ DA FEIRA: REQUERIMENTO AOS SECRETÁRIOS DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Sobre o assunto, o vereador Luiz da Feira (Avante), também integrante da Comissão de Saúde, assegura que o colegiado está apresentando requerimento aos secretários Municipais de Saúde (Cristiane Campos) e Meio Ambiente (Antonio Carlos Coelho), pedindo informações detalhadas a fim de apurar se o Executivo está cumprindo as suas obrigações e se está sendo providenciado algum planejamento. Realização de testagem em pessoas que tiveram contato com a água ou ingeriram peixes do local, criação de campanha informativa orientando os moradores da área e existência de estrutura capaz de dar suporte “em hipótese” de pandemia, estão entre os pontos questionados.