“Nós não podemos ser vistos como meros robôs; temos vida, somos gente, trabalhamos muito e devemos receber salários dignos”
13 de maio de 2022
“Nós não podemos ser vistos como meros robôs; temos vida, somos gente, trabalhamos muito e devemos receber salários dignos, condizentes com o nosso dia a dia”. A declaração é da vereadora Lu de Ronny (MDB), que é enfermeira por formação, durante uma sessão solene que aconteceu na Câmara Municipal na noite de quinta-feira (12).
12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e o vereador Lulinha (União Brasil) propôs a realização da sessão solene para homenagear enfermeiras que desempenham papéis importantes na cidade, a exemplo da colega vereadora Lu de Ronny.
Segundo ela, muitas enfermeiras abandonam seus maridos e filhos para trabalharem em prol da Enfermagem. “Saímos de plantão em plantão para conseguir o pão de cada dia”, disse.
Lu frisou que a categoria precisa de muita união. “O que nós, enfermeiros, precisamos, cada vez mais, é nos unirmos. Porque exercemos a arte do cuidar, o acolhimento, e precisamos de muito amor para passar para os nossos pacientes e suas famílias. O SUS não existe sem os enfermeiros; a saúde pública depende da Enfermagem e precisamos estar unidos para fazer um trabalho bem feito”, observou. E frisou que “não existe hierarquia entre médicos, enfermeiros e outros profissionais; nós somos iguais e buscamos exercer o mesmo papel: salvar vidas”.
Dentre os presentes na sessão solene e os homenageados estiveram a secretária de saúde do município, Denise Mascarenhas; a representante do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy; Carlota Correia luz dos Santos, chefe da Divisão de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde), que realizou uma palestra, e Fabia Quele Barbosa de Freitas, diretora do Coren-BA Subseção Feira.
Ainda, o enfermeiro Anderson Reis de Souza, diretor da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia – ABEN; Charline de Almeida Macedo Portugal, representante da Secretaria Municipal de Saúde; o enfermeiro Danilo Bispo Queiroz, chefe de gabinete e representante de Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher; e Cândida Rhaize Thaize Ribeiro Cerqueira, coordenadora de enfermagem do Hospital Dom Pedro.