Nery se defende e critica BRT
2 de dezembro de 2019

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (03), na Casa da Cidadania, o vereador Alberto Nery (PT) rebateu o pronunciamento do colega Carlito do Peixe (DEM), que teceu críticas a encontros realizados pelo petista e os deputados Zé Neto e Robson Almeida, em comunidades.

“Não sou vereador de fazer uso da tribuna para discutir picuinha. Venho aqui para discutir sobre as necessidades da comunidade. Parabéns Pablo, faz um excelente trabalho e precisamos valorizar os homens públicos que fazem jus a isso. Mas, não posso deixar de repercutir o pronunciamento de Carlito. Carlito, com todo respeito, fique à vontade para entrar com uma ação judicial contra esse trabalho que eu, Robson e Zé Neto estamos fazendo, que é ouvir o povo, pois sei que isso incomoda. Se acredita que é campanha antecipada, que procure a Justiça”, pontuou Nery.

Em aparte, o edil Carlito do Peixe (DEM) se defendeu. “Não estou incomodado, nem ameacei entrar com ação na Justiça, apenas disse que está usando o nome de audiência pública em reuniões”, argumentou. Em resposta, Nery disse que as palavras de Carlito nada mudará em suas ações.  Por sua vez, Carlito afirmou que, se alguém deve tomar alguma posição, não será ele. “É a justiça”, concluiu.

Também em aparte, o edil Edvaldo Lima (PP) parabenizou o petista e informou que não está incomodado com suas reuniões. “Não me sinto incomodado. Isso faz parte das atividades daqueles que têm mandato: visitar e ouvir as comunidades”, avaliou.

De volta com a palavra, Nery afirmou que a audiência, apesar de ter sido criticada, foi bastante participativa. “Lá, aprendemos muito porque ouvimos elogios e críticas. Vale lembrar que, antes de ser vereador sou rodoviário e represento uma classe. Vamos defender o correto. Não vamos defender ligeirinhos, temos aí uma empresa que venceu licitação e o que está errado precisa ser combatido, como o transporte por aplicativo, que está deixando os taxistas sangrando”, analisou.

Novamente em aparte, o edil Edvaldo Lima ressaltou sua luta por melhoria para os taxistas. “Estou buscando a isenção de taxas e licenças porque as famílias que dependem dos taxistas estão passando por dificuldades”, lembrou.

No uso da palavra, Nery esclareceu uma fala do deputado Robson Almeida, novamente alvo de críticas. “Ele não disse que o BRT deve passar para o Estado. Ele sugeriu que o Município peça apoio ao Estado e não que passe a obra para o Estado. Essa fala foi por conta de uma  matéria publicada no Blog Do Velame, onde R$ 27 milhões já foram gastos no BRT, que leva nada a lugar nenhum. E quando falamos isso aqui, os vereadores da base ficam ofendidos”, defendeu.

Participando do debate, o vereador Roberto Tourinho (PV) também entrou em defesa do deputado. “Ele fez essa sugestão para que o BRT não vire lenda. Mas, as pessoas já estão fazendo piada com isso, a juventude chama de ‘baratino’. Lamentamos muito quase R$ 70 milhões já terem sido gastos com o BRT e o secretário afirmando que ele já funcionaria este ano, mas não vai funcionar. É o dinheiro do povo sendo jogado fora”, disse.

Para finalizar, Nery lembrou que as empresas que exploram o serviço de transporte coletivo urbano já vão completar cinco anos na cidade. “Após esse período, é preciso fazer a renovação da frota; eles não vão fazer a renovação e muito menos adaptar os veículos para o BRT. Os empresários não estão aguentando pagar as contas, já foi solicitada aqui uma auditoria, onde se gastou R$ 1 milhão, e até hoje nada foi esclarecido. E o BRT também não vai funcionar”, findou.