Nery solicita informações sobre obra que cortará os estados da Bahia e Sergipe
27 de novembro de 2019

Na manhã desta quarta-feira (27), foi aprovado, em votação única e por unanimidade dos presentes, pelo Legislativo feirense, o Requerimento de nº 202/2019, de autoria do vereador Alberto Nery (PT), que solicita informações sobre a construção da linha de transmissão de energia elétrica em alta tensão denominada  LT 500 kv Porto Sergipe — Olindina-Sapeaçu Cl e ampliação das Subestações, que atravessará o município de Feira de Santana “e, consequentemente, trará impactos para os moradores da região afetada, bem como sua fauna e flora”.

O petista disse que foi procurado pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Feira de Santana, que informaram a necessidade de maiores esclarecimentos para a população que será afetada pela construção da linha de transmissão de energia elétrica de alta tensão, especialmente porque as comunidades rurais que serão atingidas não sabem, até o momento, o trajeto exato da linha, a necessidade do deslocamento de pessoas, proibição de construções e manutenção de plantações.

De acordo com o vereador, a referida entidade sindical, com a ajuda do Grupo de Estudos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), busca explicações que auxiliem a comunidade que será afetada, inclusive já solicitou realização de audiência pública com a participação das empresas envolvidas.

“Entendemos que à Prefeitura compete identificar as necessidades urgentes da comunidade, auxiliando na busca de soluções aos cidadãos e às famílias em virtude da realização de obra que as atingirá de forma significativa”, justificou o edil.

Diante disso, Alberto Nery solicita do prefeito Colbert Martins da Silva Filho as seguintes informações:

“1) Se foi apresentado ao município de Feira de Santana, pelas empresas São Francisco Transmissão de Energia S.A e Dossel Ambiental, o cronograma da obra que será realizada no município?

2) Em caso de existência, quais as datas informadas e as etapas para desocupação da área?

3) As empresas envolvidas apresentaram a licença ambiental necessária para início da obra?

4) Existe no âmbito da Prefeitura Municipal, algum estudo do impacto da referida obra para as comunidades a serem afetadas?”.