“Nosso mandato inicia hoje (8) uma apresentação de um conjunto de ações relacionadas à pauta das mulheres, a começar pelo projeto de lei que protocolamos nesta Casa (n° 27/2021), que tem como objetivo apresentar critérios e diretrizes para ampliação da oferta de vagas nas creches”. A afirmação é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), feita em pronunciamento na Câmara nesta segunda (8).
O vereador apresentou o projeto de lei a respeito do assunto porque considera “inadmissível existirem, em Feira de Santana, áreas com cerca de 20 mil pessoas descobertas de uma única creche pública”. Para ele, não se deve, apenas, parabenizar as mulheres; tem que concretizar ações e transformá-las em direitos, através da votação de projetos nesta Casa. “É isso que dará sentido à mudança no quadro de desigualdade de gênero existente”.
Jhonatas salienta que o dia 8 de março se trata de uma conquista, um marco sobre as lutas e a resistência das mulheres que são mães e trabalhadoras, sobretudo as mulheres negras. Diz que, apesar da data, continua existindo um problema, “pois o machismo e o patriarcado estão presentes em nosso dia a dia e precisam ser combatidos”.
Esse combate, para o vereador, se traduz na necessidade de uma luta por direitos, que está posta hoje pelas mulheres, “basta ouvir com atenção”. Trata-se, de acordo com Jhonatas, de uma luta pela própria vida, para enfrentar a violência – que muitas vezes ocorre em casa, por seu companheiro; pela proteção do seu próprio corpo, no que diz respeito aos direitos sexuais; pelo acesso à educação; pela participação na política, “não apenas no que se refere ao voto, como mostra a trajetória da nossa companheira Marielle Franco”, e pela luta sobre igualdade do salário.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.