Domingo, 5 de fevereiro de 2023, 11:35:27

Biomedicina: prevenção de doenças, descobertas na ciência e relevância para a sociedade

09/12/2022, 8:55 | Foto:
Comemorar a importância da ciência e sua relevância para a sociedade. Esse é um dos objetivos pelos quais foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal com o intuito de celebrar o dia do biomédico, cuja data é 20 de novembro. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (7) sob a organização do vereador Professor Ivamberg (PT), que apresentou requerimento na Casa para este fim. 

A palestrante da noite foi a biomédica Alexsandra Ribeiro Silva Dantas, que destacou, em seu discurso, a evidência da biomedicina na descoberta do genoma do coronavírus. "O Brasil conseguiu identificar esse genoma em apenas 48h. Entrei na biomedicina por escolha, para poder entender como funciona o sistema celular do organismo em uma doença como o câncer. Eu não caí de paraquedas; tenho orgulho de exercer essa profissão, apesar de sermos pouco valorizados. Estamos em uma constante busca de estudo, pois nossa profissão é uma das mais próximas da ciência", disse. 

De acordo com Professor Ivamberg, a biomedicina é importante para a saúde pública, pois é uma área destinada à pesquisas científicas. “Ru também sou da área de saúde, cirurgião-dentista, e sei a importância que vocês tem com o cuidar de vidas. O profissional da Biomedicina é responsável por estudar as causas de doenças, sintomas e métodos de cura e prevenção. Por isso quero parabenizar todos os biomédicos. Viva a ciência e a sua relevância para a sociedade”, disse. 

Compuseram a mesa de honra alguns biomédicos da cidade como Marcus Vinicius, Carlos Danilo, Marcos Paulo, Wellington Bastos (reitor do UNIMAM), e a então secretária de saúde, Fernanda Botto.