Domingo, 5 de fevereiro de 2023, 10:14:38

Distrito de Matinha volta a realizar Festa de Emancipação Política em fevereiro

20/01/2023, 13:2 | Foto: Mario Neto / ASCOM-CMFS
Depois de dois anos sem festejar o aniversário de Emancipação Política, em virtude da pandemia do Covid-19, a comunidade do distrito de Matinha, em Feira de Santana, volta a realizar as comemorações neste ano. A previsão é que a festa ocorra nos dias 11 e 12 de fevereiro, conforme informou o vereador Lulinha (União Brasil), na Tribuna da Câmara, esta semana. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal, “o evento e as atrações devem ser divulgados em breve”.

Lulinha lembra que teve a honra de votar, à época, no projeto que criou o distrito de Matinha. E destacou que, atualmente, a comunidade segue numa trajetória de desenvolvimento. “Hoje é um distrito que cresce muito. E tem se desenvolvido com o surgimento de várias comunidades e a atenção dada pelo Executivo [Municipal]. A comunidade tem quatro PSF’s funcionando e praticamente todas as escolas reformadas, ampliadas e equipadas”, disse.

Antes, um povoado pertencente ao distrito de Maria Quitéria, a Matinha tornou-se independente em 2008. O samba de roda “Quixabeira da Matinha”, formado por trabalhadores rurais do distrito, é um dos mais conhecidos do gênero na Bahia. Com o trabalho que realiza, o grupo ajuda a manter e a divulgar a cultura popular e o talento musical da localidade.