Sexta-feira, 9 de dezembro de 2022, 23:03:49

Sessão Solene comemora Dia Municipal da Consciência Rotária; mais de 35 mil Rotarys Club estão espalhados pelo mundo

24/11/2022, 8:44 | Foto:
Com o objetivo de comemorar o Dia Municipal da Consciência Rotária, cujo Rotary Internacional já tem mais de 197 anos atuando no mundo em mais de 35 mil Rotarys Club espalhados por diversos países, a Câmara Municipal realizou, na noite desta quarta-feira (23), uma sessão solene proposta pelo vereador  Silvio Dias (PT) para homenagear os membros dessa associação que atuam em Feira de Santana. 

Mais de 14 mil associados são mulheres rotarianas, o que é considerado um número relevante e significativo para a associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. 

Para Luiz Antonio Macedo Cruz, vice-governador do Distrito 4391 – que engloba Bahia, Sergipe e Alagoas, o Rotary tem se destacado no país, especialmente nesse distrito, por ter mais de 12 mil associados em diversos clubes, considerado, portanto, um distrito promissor. “É uma satisfação e uma honra ver o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos associados e associadas do Rotary, da maior organização mundial com o ideal de servir e de propor a paz entre as nações que existe”, disse. 

O vice-governador disse ainda que a associação “tem potencial para ter muito mais associados e associadas. “Precisamos desenvolver ainda muitas ações nas áreas de saúde e educação, por exemplo. As campanhas que fazemos com o carro-chefe do Rotary, que é o combate à poliomielite, precisam de mais associados e associadas para ajudar a divulgar a prevenção de conflitos nas suas mais diversas áreas”, destacou. 

Um detalhe importante divulgado pelo vice-governador do Distrito 4391 é o de que mais de 14 mil associados são mulheres, rotarianas, o que é considerado um número relevante e significativo para a instituição, que permite a inclusão da mulher em instituições que buscam, de forma igual, fazer valer o ideal de servir e ajudar ao próximo, somando potencialidades e fazendo o bem sem olhar a quem.

 

Na Mesa de Honra estiveram presentes o vereador Silvio Dias (PT), Luiz Antonio Macedo Cruz, vice-governador do Distrito 4391, e sua esposa, Yara Maria Portugal Lima e Cruz, representando o governador Cláudio José Ferreira de Lima; Anaci Bispo Paim, secretária municipal de educação, líder de capacitação do Distrito 4391 e palestrante da noite; Juarez Ribeiro Fernandes de Oliveira, decano representante do Colégio de Governadores; e o coordenador do Rotary Internacional 2019/2021, Hugo Dórea.

 

Foram homenageados os associados representativos do Rotary Club de Feira de Santana Adauto Alves Franco e Antonier Nunes Rios; Maria Gorette Carneiro Cerqueira (Clube Subaé); Justiniano Oliveira França (clube Olhos D´Água), Almério Libório Lopes de Noronha (Clube Novo Horizonte), Manuella Feijó de Souza (Clube Nova Geração), Ana Souza Lima Moraes (Clube Portal do Sertão), Maria das Graças de Souza Fialho (Clube Princesa do Sertão), Maria Ligia Machado Lins, associada da Casa da Amizade – Associação de Senhoras de Rotarianos de Feira de Santana.

Compuseram o plenário Cristóvão Amarante da Silva, presidente do Rotary Club de Feira de Santana; Hamilton Alves de Santana, presidente do Rotary Club Feira Leste; João Cezar Ribeiro Chaves, presidente do Rotary Club Subaé; Leide de Brito Bonfim, presidente do Rotary Club Olhos D’Água, Edjane Mary Boa Sorte, presidente do Rotary Club Novo Horizonte; Manoel Silva Carvalho Filho, presidente do Rotary Club Nova Geração, e Reinaldo Pereira Cunha, presidente do Rotary Club Portal do Sertão, e o superintendente do PROCON, ex-vereador e autor do projeto de lei nº 01/2022 que cria o dia municipal da Consciência Rotária, Maurício Santana de Carvalho.