Quarta-feira, 29 de junho de 2022, 12:43:44

Sessão Solene reverencia a dança como manifestação artística e cultural

02/05/2022, 9:14 | Foto: Mrcio Garcez / ASCOM-CMFS

“A dança é a mais completa forma de expressão. Ela movimenta um corpo, uma mente e assim exprime os sentimentos através de uma explosão de emoções”. A mensagem da professora de dança Ana Lúcia Bahia, impressa em um cartão de agradecimento, define, de maneira precisa, o que ocorreu na noite de sexta-feira (29), na Câmara Municipal, durante a sessão comemorativa do Dia Internacional da Dança. O evento reuniu representantes dos mais diversos segmentos da arte. 

Apresentações de dançarinos diante do plenário e da galeria lotados se misturaram aos discursos emocionados, seguidos de homenagens que marcaram a data. A iniciativa foi do vereador Professor Ivamberg (PT), que conduziu a sessão solene e justificou a importância de reconhecer a dança na sua forma artística e cultural, bem como educacional. Ele lembrou que a data foi instituída em 1982 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).  

“Foi através dos passos de Ângela Oliveira que a dança começou a caminhar em Feira de Santana em 1972. A bailarina implantou a primeira escola de dança na cidade, a Earte, em uma época em que não existia nenhum movimento cultural deste segmento”, destacou Ivamberg, enaltecendo o trabalho dos pioneiros, tanto quanto dos contemporâneos. Segundo ele, o objetivo da iniciativa faz parte de um movimento visando uma melhoria das políticas públicas para o setor.  

A palestrante convidada, Tatiana dos Santos Moreira, professora de Educação Física e Gestora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura , afirmou que embora seja uma cidade comercial, Feira de Santana  é um grande polo de produção artística e cultural, por conta da dedicação de pessoas que fazem a diferença em seus espaços. “A dança é uma manifestação cultural que reúne movimento, música, ritmo, expressão corporal, formando um sistema de símbolos presentes nas sociedades desde muito tempo”, pontuou.  

A provocação de Tatiana sobre o fato de mesmo com toda a sua relevância, a cidade ainda não dispõe de um curso superior em dança, obteve resposta imediata do deputado federal Zé Neto, que se definiu como “um artista da política” e elogiou a representatividade no evento. Depois de falar sobre os prejuizos causados aos artistas pela pandemia de Covid-19, ele sinalizou com a realização de uma audiência pública para discutir a criação de um  curso superior de dança em Feira de Santana.  

Também falaram durante a sessão marcada por sonho e esperança Luís Augusto, representando a Fundação Cultural Egberto Costa e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; o vereador Silvio Dias (PT); Ana Lúcia Bahia, professora de Dança; Rosane Boaventura de Almeida, vice-diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães; e os artistas Marcos Bitencourt; Saulo Rangel e Avani Vaz. Todos destacaram a importância e a beleza do momento promovido pelo Legislativo.  

Durante a sessão, foram exibidos vários vídeos com espetáculos de dança, mas o que chamou a atenção do público foram as performances de grupos de dança e dançarinos individuais no plenário da Casa da Cidadania. Destaque para o grupo Inflame, as bailarinas Angel e Josy, que apresentaram um duo, e a turma do Curso Técnico em Dança do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Também foram prestadas homenagens a representantes do segmento da dança.  

 

Homenageados   

Foram contemplados com certificados as seguintes pessoas: Tatiana dos Santos Moreira, Marcus Vinícius Bittencourt Lopes, Edvan Pedreira de Oliveira, Antônia Maria Brito dos Santos Oliveira, Saulo Rangel Araújo Alexandrino,  Ana Lúcia Bahia, Avani Conceição Vaz, Luciano Melo dos Santos, Thaise Oliveira Peixoto Craddock, Simvaldo Rodrigues Araújo, Manuella Souza de Oliveira Amoedo, Roberta de Paula Bastos Santos, Givanildo Araújo Silva, Gilmar Nascimento de Jesus Junior, Angel Christine Martins Lima, Josielle Christine da Silva Bastos, Marco Valério Caribé de Freitas, Everton Moreira dos Santos, Anivalda Lima Ferreira, Danilo Lima Damasceno, Augusta Silva da Anunciação, Antônia Lyara Brito Ribeiro, Eliomar de Jesus Junior, Juliana Santos Mascarenhas, Carlos Augusto de Almeida Junior, Antônio Francisco da Silva Neto, Marialva Oliveira Falcão e Rosane Boaventura de Almeida.