Sexta-feira, 9 de dezembro de 2022, 23:05:53

Sessão discute dia nacional do futebol na Câmara; retomada de eventos ligados ao esporte ocorrerá ainda neste mês de aniversário de Feira

06/09/2022, 14:48 | Foto: Mario Neto / ASCOM-CMFS
Com a presença de diversos representantes de setores ligados ao futebol e ao esporte amador em Feira de Santana, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene na noite de segunda-feira (5) em comemoração ao dia nacional do futebol, celebrado no dia 19 de julho. O evento aconteceu após aprovação do requerimento nº 208/2022, de autoria do Pastor Valdemir (PV).  
 
De acordo com o vereador propositor da sessão, o futebol está em suas veias. “Não sei como Deus não me deu esse dom de jogar bola e me tornar um craque. Me sinto muito feliz de estar aqui nesta noite comemorando esse esporte tão importante para a nossa cidade e para o nosso país, que é chamado de “país do futebol””, disse. 
 
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, afirmou que é preciso, cada vez mais, realizar ações em prol do esporte na cidade, com planejamento e comunicação. “Precisamos nos profissionalizar dentro dos projetos. A comunicação precisa ser mais fluente entre os órgãos públicos e as entidades e associações, assim como os planejamentos. E aproveito para dizer que é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho a retomada, de forma expressiva, dos eventos relacionados ao esporte no município”, disse. 
 
Frisou que a prática de esportes ajuda na diminuição das desigualdades sociais e no desenvolvimento da economia de Feira de Santana, bem como contribui de forma positiva para que os jovens não adentrem o mundo do crime e das drogas. O secretário também salientou que neste mês de setembro, de aniversário da cidade, vai ocorrer a retomada de diversos eventos, já que houve uma redução nos casos de coronavírus e da pandemia.  
 
Conforme o diretor do departamento de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município, Emerson Brito, quando ele assumiu o departamento, em 2013, existiam quatro eventos a cidade e, aproximadamente, 900 participantes: Copa de Bairro, Copa Interdistrital, Olimpíada Estudantil e Jogos da Diversidade. Em 2019, que foi o último ano de grandes eventos, houve quase 50 eventos com a participação de cerca de 15 mil pessoas. 
 
E lembrou que, em 2019, recebeu, junto com o prefeito Colbert Martins Filho e o secretário da pasta de cultura na época, Edson Borges, uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa pelo fato de o município ter realizado 48 eventos com mais de 15 mil desportistas. “Ainda implantamos projetos sociais com patrocínio da Pirelli em diversos bairros, bem como eventos no Joia da Princesa para as crianças da periferia, democratizando o espaço. Lá foi palco para mais de 120 jogos do esporte amador em Feira”. 
 
Também estiveram presentes na Casa Legislativa Edinho Jacaré, Matheus de Mônaco, o radialista Juarez Fernandes, e o desportista José Ângelo de Jesus, conhecido como Josean Rincon. Ainda compuseram o plenário os convidados Jairo Borges Ribeiro, Dhones Portela Borges, Ideilton de Almeida Cerqueira, Jhony Ferreira, Ronald Matos, Gleiton Souza, Jackson Guerra, Alexandre Lima Rodrigues e James de Araújo e Silva.