Sexta-feira, 9 de dezembro de 2022, 22:52:13

Vereadores defendem esporte como ferramenta para formação de jovens e adolescentes

06/09/2022, 12:41 | Foto: Mario Neto / ASCOM-CMFS
A primeira sessão comemorativa do Dia Nacional do Futebol, na Câmara Municipal de Feira de Santana, foi definida como um marco histórico pelo vereador Pastor Valdemir (PV), autor da proposição. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (5) e reuniu representantes de associações e dos órgãos municipais da área esportiva, profissionais da imprensa esportiva, autoridades e vereadores comprometidos com o esporte.  
 
“Foi brilhante”, resumiu Pastor Valdemir, destacando que o momento não foi apenas de comemoração. “Vamos continuar buscando meios e recursos para estimular a prática do esporte”, assegurou, ao chamar a atenção para a importância das atividades esportivas, especialmente para adolescentes e jovens. Ele lembrou ainda que as quadras esportivas ficaram fechadas durante todo o período da pandemia. 
 
O vereador citou os craques que saíram de Feira de Santana e ganharam o mundo por meio do esporte, que classificou como uma ferramenta extraordinária para influenciar a formação do cidadão. Esta é, também, a visão do vereador Petrônio Lima (Republicanos), ao evidenciar o trabalho desenvolvido pelas associações, apesar da falta de apoio, seja do poder público, seja da iniciativa privada.  
 
Segundo Petrônio, não seria preciso investir tanto em casas de acolhimento ao menor infrator ou em presídios, se houvesse preocupação, de fato, com educação, cultura e esporte. “Com projetos que fomentem a cultura e o esporte é possível evitar a criminalidade, principalmente pelo tráfico”, defendeu o vereador “Basta um olhar mais preciso na formação desses jovens e adolescentes”, enfatizou, citando ainda a necessidade de requalificação dos espaços esportivos da cidade.