O vereador Lulinha (DEM) reforçou a argumentação do líder
4 de novembro de 2020

A contratação da ordem de R$ 4,4 milhões para fornecimento de álcool (em gel e líquido) visando a prevenção ao coronavírus nas escolas municipais, pela Prefeitura, nada tem de anormal, afirma o vereador Marcos Lima (DEM), reagindo a suspeitas lançadas pelo vereador Roberto Tourinho (PSB), na sessão desta quarta (04) da Câmara (LEIA AQUI).   A licitação, segundo ele, foi aberta em um momento oportuno porque antecede ao retorno das aulas presenciais, enquanto o produto é de “extrema importância para a proteção dos estudantes, professores e demais servidores das unidades de ensino”. Quanto ao valor previsto no contrato, pode não ser usado por completo, visto que, o Governo Municipal irá receber o material gradativamente, obedecendo a demanda apresentada pelas diretorias das escolas. “A Prefeitura pode comprar apenas R$ 1 milhão, vai depender da necessidade. Se faz um estudo, para chegar a uma estimativa, um prognóstico, o que não significa que  vai atingir o valor máximo previsto”. Ele lembra que são  52 mil jovens matriculados nas mais de 200 escolas da Rede Municipal de Ensino, além de milhares de profissionais que compõem o quadro de funcionários das unidades. “Não podemos abrir as escolas para o retorno das aulas sem ter a prevenção da Covid-19 com máscaras e álcool para atender tanto aos alunos quanto aos profissionais da educação”.

LULINHA: Momento da compra é antes do reinício das aulas

O vereador Lulinha (DEM) reforçou a argumentação do líder, avaliando que a compra está sendo feita agora porque não deveria se esperar para quando as atividades escolares já estivessem em curso. A contratação de uma quantidade expressiva do produto preventivo, segundo ele, é um estímulo aos pais receosos quanto ao retorno das aulas presenciais. E completou: “se houvesse suspeita de  superfaturamento, até seria normal questionar, mas não existe nada disso”. Para o vereador Sargento Josafá Ramos (Patriota), o denunciante deveria ter tido o cuidado de calcular o valor unitário dos produtos previstos na licitação para estipular o seu custo total e, assim, observar se haveria algum problema de preço.