Péssima notícia: governo eleito da Bahia já entra aumentando impostos
28 de dezembro de 2022

Os consumidores baianos vão entrar 2023 amargando um aumento de impostos. Por iniciativa do governo eleito da Bahia, por exemplo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou que pretende aumentar a tarifa dos serviços prestados pela empresa em 13,35%. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) deve sair da alíquota de 18% para 19%. Tais atitudes, promovidas pela gestão estadual, foram duramente criticadas pelo vereador Marcos Lima (União Brasil), na Sessão da Câmara de hoje (28).

Para Lima, o aumento da carga de impostos e tarifas é uma notícia péssima para os baianos. E uma incoerência do governo, já que vai causar maior sofrimento aos trabalhadores e aos menos favorecidos, algo que tem lhe preocupado. “Como é que vai ficar a vida do trabalhador? Só vem aumento desse governo. O governo nem entrou e já está aumentando tudo. Mais 14%, aproximadamente, de aumento da Embasa”, criticou.

O aumento no percentual da alíquota do ICMS é outro ponto que tem preocupado o vereador. Segundo ele, a medida vai na contramão do governo federal, que incentivou a redução da alíquota do imposto nos Estados. “E agora, achando pouco, aumenta para 19% o ICMS. Triste Bahia. É isso que nos deixa entristecidos. E eu queria saber onde é que existe essa matemática que aumentando imposto, vai reduzir a pobreza”, desafiou Marcos Lima.