Pacientes com quadros graves da Covid-19 aguardam transferência para UTIs em Salvador
15 de fevereiro de 2022

Pacientes com quadros graves da Covid-19 precisam aguardar transferência para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Salvador. A informação é do vereador Silvio Dias (PT), que, na sessão desta terça-feira (15), responsabilizou o prefeito Colbert Martins pelo fechamento do Hospital de Campanha e pela escassez de leitos específicos para o tratamento da doença. “Não há, sequer, um leito de UTI Covid em Feira de Santana”.

Ao defender a reabertura do Hospital de Campanha, o parlamentar destaca que a ação pode ser realizada mesmo sem a aprovação da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2022. Silvio Dias explica que a Prefeitura de Feira de Santana pode utilizar o orçamento do ano passado para reabrir os leitos durante a nova alta de casos da Covid-19. “É falta de vontade política”.

Hospital Geral Clériston Andrade

O parlamentar esclarece que os pacientes acometidos de forma grave pela Covid-19 não são transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) porque este retomou os procedimentos e cirurgias eletivas. Para abrir leitos específicos, o HGCA precisaria reduzir as vagas de outras especialidades e reabrir a área reservada para estes pacientes, explica Silvio Dias.