FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Pais de crianças com microcefalia denunciam, na Câmara, falta de assistência em Feira
16 de agosto de 2023

Sem o acompanhamento de profissionais especializados, distribuição gratuita de medicações, suplementos alimentares, fraldas e outros recursos, pais e responsáveis de crianças com microcefalia compareceram hoje (16) à Câmara de Feira de Santana, para reclamar contra o Governo Municipal. Ao discursar na Tribuna Livre da Casa da Cidadania, a mãe de uma criança com esta condição, Karine Silva Santos, alertou para o aumento de internações desses pacientes devido à perda de peso. Problema que, segundo ela, poderia ser evitado se houvesse maior assistência da Prefeitura, através do suporte nutricional e auxílio de fonoaudiólogo capacitado para trabalhar o processo da deglutição.

Karine Silva acrescenta que muitas crianças com microcefalia também não são acompanhadas por terapeutas ocupacionais, profissionais que integram o quadro multidisciplinar do suporte preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando esta assistência é ofertada, ela diz que diversos cuidadores precisam lidar com a falta de transporte acessível a estas crianças, que em muitos casos precisam utilizar cadeira de rodas: “Na zona rural é ainda pior. Na Matinha, por exemplo, as crianças não têm este serviço para ir ao médico, fisioterapia e outros”.

REMÉDIOS À BASE DE CANABIDIOL

Com propriedades anticonvulsivas, medicações à base do canabidiol – substância derivada da Cannabis – são, em muitos casos, prescritas para a melhora do quadro clínico de crianças com microcefalia. Estes medicamentos, no entanto, têm alto custo e não são fornecidos gratuitamente em Feira de Santana. Segundo Gabriel Galiandro da Silva, que também discursou em Tribuna Livre, o seu filho abandonou o uso de três remédios anticonvulsivantes a partir do uso do canabidiol. “Deve haver um levantamento para identificar quantas crianças precisam do canabidiol em Feira e promover a sua distribuição gratuita”, sugeriu.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.