Para evitar novos acidentes, Câmara aprova lei obrigando Município melhor sinalizar altura de viadutos
4 de maio de 2023

Os prejuízos causados por seguidos acidentes, ocorridos no ano passado, envolvendo carretas no Complexo Viário Miraldo Gomes (antigo viaduto da Cidade Nova), localizado no acesso à rodovia BR 116 norte, serviram de alerta. A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou projeto de lei instituindo um novo formato de sinalização da altura dos viadutos, passarelas, pontes, túneis e outros equipamentos que exijam atenção de motoristas para evitar esse tipo de colisão. A iniciativa,  de autoria da presidente da Casa Legislativa, Eremita Mota de Araújo (PSDB), foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.

Conforme a proposta, a ser agora encaminhada para a sanção do Poder Executivo, a sinalização de advertência seja colocada a uma certa distância desses locais sob limite de altura dos veículos,  projeção que deve ser feita através do órgão responsável pelo trânsito no Município, de forma a evitar novas ocorrências. Segundo Eremita, esse tipo de comunicação, que funciona como  alerta aos motoristas de caminhões e carretas com suas cargas, consta dos termos de regulamentação do Contran.

A autora do projeto explica que poderiam ter sido evitados, os acidentes que levaram à interdição de parte do Complexo Viário, que dá acesso não apenas a uma rodovia federal, mas a bairros populosos da cidade. Sem poder ser utilizado durante meses – sua reabertura para o trânsito ocorreu em abril – causou muitos transtornos para milhares de motoristas, obrigados a fazer desvios e cumprir rotas bem mais longas que a habitual. Além disso, a Prefeitura de Feira precisou investir cerca de R$ 5 milhões para fazer os reparos necessários de uma complexa engenharia.