A Medalha Missionário Roderick Murdo Gillanders foi criada pela Câmara Municipal de Feira de Santana para homenagear missionários e pastores que se destacam no trabalho de evangelização na cidade. Na noite desta quinta-feira (05), foram contemplados com a honraria os pastores Joeser Cruz Santana e Reinaldo Alves Portugal. A iniciativa foi do vereador Robeci da Silva Lima, que também é evangélico.

Com um pronunciamento marcado por citações bíblicas, Robeci destacou os relevantes serviços prestados pelos religiosos a Feira de Santana, como justificativa para a concessão da Medalha. “São homens de Deus, de caráter ilibado”, disse o autor da dupla homenagem, ao saudar as autoridades, familiares e amigos dos homenageados. Ele ressaltou ainda a atuação profissional dos pastores.

O pastor Joeser, que é presidente das Assembleias de Deus em Fira de Santana, tem formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É também psicanalista clínico, com formação na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, e teólogo pela Escola Teológica da Assembleia de Deus no Brasil. Na igreja, suas atividades merecem destaque em Feira de Santana, Alagoinhas, na Bahia e no Brasil.

Já Reinaldo Alves, ministro evangélico da Convenção Estadual das Assembleias e Deus e vice-presidente da igreja na Bahia, é bacharel em Teologia (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus) e mestre na mesma área (Faculdade de Teologia e Filosofia). Cursou ainda Pedagogia na UEFS e bacharelado em Direito pela referida instituição. Nesta área também fez pós-graduação.

Os homenageados agradeceram a indicação de Robeci Lima, bem como a aprovação da concessão das medalhas pelos demais vereadores. “A minha missão aqui hoje é agradecer”, disse o pastor Joeser, citando o ensinamento das sagradas escrituras: “Sede agradecidos”. Ele dedicou a Medalha recebida a Jesus Cristo. “A Ele o nosso reconhecimento maior”, enfatizou, emocionado.

O pastor Reinaldo ressaltou a importância da família e agradeceu aos irmãos da igreja, que definiu como a sua casa. “A homenagem, como a Comenda Maria Quitéria, recebida no ano passado, reafirmam o compromisso do trabalho da Igreja Assembleia de Deus”, disse. Ele lembrou o missionário que dá nome à Medalha, Roderick Murdo Gillanders, que deixou um legado de ensinamento do Evangelho.

A entrega das medalhas aconteceu durante sessão solene presidida pelo primeiro vice-presidente do Legislativo, vereador Roque Pereira do Carmo, que conduziu os trabalhos ao lado do prefeito José Ronaldo de Carvalho e os pastores Joeser Cruz e Reinaldo Alves, que estiveram acompanhados de suas respectivas esposas, Miriam de Jesus Santana e Rosimeire Silva Simas.

@dmin