Personalidades e datas comemorativas celebradas na Câmara, em 70 sessões solenes este ano
27 de dezembro de 2023

Personalidades das mais diversas áreas foram homenageadas pela Câmara de Feira de Santana, ao longo deste ano. O Poder Legislativo realizou nada menos que 70 sessões solenes, em 2023, a maioria delas para prestar reconhecimento a quem tem serviços prestados ao Município. Ambientalista, profissionais da comunicação social, empreendedores, educadores, pessoas que cuidam da saúde, foram dezenas de homens e mulheres que receberam da população, através dos seus representantes eleitos, títulos de cidadania, comendas e medalhas. Mas também houve várias sessões para tratar de importantes datas do calendário de eventos do Município.

Dentre os cidadãos que passaram pelo plenário da Câmara este ano, para receber homenagens, o ambientalista José Carlos dos Passos Souza; a educadora Viviane Araújo; a pedagoga e psicóloga Viviane de Araújo Rocha Santos, o empresário Edson Piaggio e o tenente-coronel Vando Azevedo Silva, todos contemplados com mais de uma honraria. A última sessão solene ocorrida este ano foi para entrega do Troféu Arnold Silva aos destaques da mídia, escolhidos através de voto popular este ano. Uma comenda foi entregue à delegada Ludmila Vilas Boas. “In memorian”, foi homenageada através dos seus familiares, com a Comenda Maria Quitéria, a professora Crispina Pereira Daltro.

Jurivaldo Alves, cordelista dos mais populares na Bahia, também recebeu título de Cidadão Feirense, assim como o jornalista Levi Vasconcelos e o cantor baiano Tonho Matéria. A Câmara entregou este ano a Comenda Maria Quitéria ao professor Josué Mello e à sua esposa, professora Tecla Mello; ao policial Paulo Tarso Mascarenhas Pedreira; ao major Luciano dos Santos Alves, comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar (CBM) de Feira de Santana; ao major Luciano dos Santos Alves, e ao capitão Saulo Pereira Figueiredo. A Comenda também foi entregue ao jogador de nível internacional, Anderson Talisca e ao ex-craque Biribinha. O secretário estadual de Comunicação, jornalista André Curvello, recebeu o título de Cidadão Feirense, mesma homenagem prestada ao decano do rádio feirense, Silverio Silva.

Na religião, Dom Zanoni, Arcebispo de Feira, recebeu a Comenda Maria Quitéria, assim como o padre Victor Zacarias Luaco, de origem africana, pároco do bairro Cidade Nova, recebeu o Título de Cidadão Feirense. Ainda, foi entregue, ao longo de 2023, a Medalha Zumbi dos Palmares para o secretário estadual de Direitos Humanos, Felipe Freitas. A Medalha Princesa do Sertão foi entregue, junto ao Título de Cidadão Feirense, à ex-secretária de Educação do Município, escritora e pesquisadora da história de personagens dos mais diversos segmentos em Feira de Santana, Lélia Vítor Fernandes. Tal honraria também foi entregue ao diretor da Escola Cívico-Militar 15 de Novembro, Marcelo Daltro Martins.

DATAS COMEMORATIVAS

Entre as datas comemorativas celebradas pela Câmara, o Dia da Consciência Evangélica; os 36 anos da fundação do bairro George Américo; o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama; Dia do Professor e o Dia do Maçom e o Dia da Consciência Negra, ocasião em que foram homenageadas diversas personalidades. Todos esses eventos foram bastante concorridos e lotaram galeria e plenário da Casa. Houve também a realização de evento pelo Dia do Vereador, ocasião em que vários ex-parlamentares feirenses foram homenageados. Na ocasião, aconteceu uma exposição intitulada ‘Olhares da Princesa’, resultado de um concurso de imagens promovido pelo Legislativo, alusivas aos 190 anos de Feira.

Outras comemorações que contaram com um grande público foram a do Dia Municipal de Consciência Rotária; a dos 55 anos da Igreja Avivamento Bíblico em Feira; o registro pelos 10 anos da criação do curso de Licenciatura em Educação no Campo (LEDOC), na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) em Feira de Santana e a do Dia do Radialista.Também houve celebração dos 73 anos da Rádio Cultura, além de uma cerimônia da Ordem dos Capelães, que empossou o superintendente Carlos Alexandre e entregou o título de Doutor Honoris Causa a diversos militantes.