Pessoas com Deficiência: Mobilização é importante instrumento, afirma defensor público
20 de setembro de 2024

A mobilização, visando resolver conjuntamente as dificuldades, é um dos caminhos a serem percorridos pelas associações de apoio e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, afirma o defensor público Raphael Varga Scorpião. “Sempre funciona”, afirmou o servidor público estadual, uma das autoridades presentes na sessão solene realizada ontem (19) à tarde, pela Câmara, para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Durante o encontro na Casa da Cidadania, repleta de militantes da causa, ele relatou uma experiência bem sucedida, vivenciada no vizinho município de Santo Estevão.

Disse que, após formalizar uma associação e listar suas principais demandas, um grupo de mães atípicas conseguiu concretizar iniciativas junto à Prefeitura e Câmara: “A rede municipal contratou um neuropediatra e criou o Núcleo de Reabilitação. Foram aprovadas leis que garantiram vaga especial em veículos e outros direitos. Claro, que seria inocente acreditar que vamos retirar todas as barreiras de vez. Mas o que se precisa é caminhar para que elas sejam cada vez mais transpassadas, contornadas”.

Varga garantiu que a Defensoria Pública de Feira é parceira na luta das pessoas com necessidades especiais. “Este órgão quer remar junto com vocês, de forma cuidadosa e afetiva. Estamos aqui para isto”. Encerrando o evento, houve apresentação da música “Inclusive Eu”, executada pelos cantores Gilsam e Dionorina, juntamente com um grupo de PCDs. Repetido pela plateia que lotou o plenário e galeria da Casa, o refrão da canção diz “Nada sobre nós, sem nós, a sós. Nunca mais será!”.