Petista quer explicações sobre precariedade no serviço de saúde pública dos distritos
12 de fevereiro de 2020

Na manhã desta quarta-feira (12), a Casa Legislativa aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, Requerimento de nº 010/2020, de autoria do vereador Alberto Nery  (PT), que solicita  à secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, explicações  sobre a precariedade nos serviços de saúde pública  dos distritos de Feira de Santana.

“De acordo com informações da população local, após visitas em alguns distritos de Feira de Santana, verificamos reclamações de falta de fornecimento de medicamentos na rede e do serviço de ambulância muito precário. A comunidade afirma que, em muitos casos, é necessário pagar um transporte particular pra levar um paciente a unidade mais próxima”, disse o petista.

Ele acrescentou que existiram queixas também sobre a falta de atendimento médico e de algumas especialidades, como atendimento odontológico. “Relatos como estes foram recorrentes nos distritos de Jaíba, Matinha, Jaguara e Bonfim de Feira. A população dos referidos distritos e nas localidades próximas clamam pela melhoria do atendimento à saúde na região e também, para maior comodidade, uma vez que as famílias são obrigadas a deslocarem-se para outros bairros quando necessitam de atendimento médico, por vezes com o auxílio de vizinhos ou através de transporte público”.

Partindo desse pressuposto, o vereador quer que a referida secretária preste as seguintes informações à Casa Legislativa e à comunidade:

“1) – Existe algum critério para distribuição de ambulâncias nos distritos de Feira de Santana, e qual quantidade está direcionada para cada um deles?

2) – Se existem critérios para distribuição de ambulância para os distritos, quais são?

3) Quais medicações são direcionadas para os distritos de Feira de Santana?

4) Quais especialidades que compõem as unidades de saúde dos distritos?

5) Quais unidades de saúde dos distritos têm atendimento odontológico?”.